João Pessoa
Feed de Notícias

Cine Bangüê promove recital gratuito com trio de músicos dos Estados Unidos

segunda-feira, 12 de março de 2012 - 10:28 - Fotos:  Divulgação

O Cine Bangüê recebe em seu palco os músicos da universidade da Carolina do Sul (EUA) Joseph Eller (clarinete), Lynn Kompass (piano), e Tina Milhorn Stallard (soprano). A apresentação única acontecerá na próxima quinta-feira (15), às 20h, com entrada gratuita. A vinda do trio à Paraíba é uma promoção do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Em sua pequena turnê pelo Nordeste, os músicos norte-americanos também passarão por Natal (RN), na quarta-feira (14) e por Recife (PE), na sexta-feira (16). O repertório traz obras clássicas de autores dos Estados Unidos e da Europa, bem como peças brasileiras de Camargo Guarnieri, Radamés Gnattali e Lorenzo Fernândez.

Ativa como artista concertista, a soprano Tina Milhorn Stallard, cantou solos importantes como “Ein Deutsches Requiem” de Brahms, “The Creation” de Haydn, e “A Paixão de São João” de Bach. Suas atuações em óperas incluem “Cosi fan tutte”, “Die Pledermaus”, “Little Women”, “Hansel and Gretel” e “The Crucible and Casanova’s Homecoming”. Recebeu o prêmio “Annemarie Gertz” nas finais das audições do “The Artist Award Auditions” da Associação Nacional de Professores de Canto (EUA), foi vencedora distrital da “Metropolitan Opera National Council Auditions”, semi-finalista da “Eleanor McCollum Competition” e vencedora da “Grace Moore Vocal Competition”. Atualmente, Tina é professora de canto da Universidade da Carolina do Sul.

O clarinetista Joseph Eller é membro do corpo docente da Escola de Música da Universidade da Carolina do Sul desde 2005. Nativo de Ypsilante no estado de Michigan, Eller recebeu suas titulações de bacharel em performance pela “Eastern Michigan University”, de mestre em performance pela “Louisiana State University” e iniciou seus estudos de doutorado na “Peabody Institute”. Joseph Eller tem atuado como solista e camerista em recitais na América do Norte, Europa e Ásia, incluindo apresentações nas convenções da Associação Internacional de Clarinetistas, no Simpósio de Clarinete da Universidade de Oklahoma e no Festival Internacional de Clarinete da China. Joseph foi clarinetista principal da “Cobb Symphony Orquestra” na Geórgia de 1997 a 2005 e foi professor de clarinete da“ Kennesaw State University” de 1998 a 2005. Entre 1996 a 2000 atuou como clarinetista principal da “214th Army Band” em Atlanta, onde foi solista em várias turnês nacionais. Em 2006 foi co-organizador e co-diretor da convenção da Associação Internacional de Clarinetistas, ClarinetFest® 2006, realizada em Atlanta.

A pianista Lynn Kompass mantém uma carreira atuante como orientadora vocal, musicista camerista, colaboradora de recitais e professora. Lynn trabalhou como orientadora nas Universidades de Michigan e Tennessee, no Teatro de Ópera de Aspen, no “Palmetto Opera” e no “Opera Brasil”. Kompass recebeu seus títulos de pós-graduação em “Collaborative Piano” na Universidade de Michigan onde estudou na classe de Martin Katz e Katherine Collier. Sua última temporada de recitais incluem apresentações no “Weill Recital Hall” em Nova Iorque, no “Strings in the Mountain Festival”, na “University of Texas” em Austin, e na Conferência Internacional das Artes e Humanidades em Honolulu. Atualmente Lynn Kompass é professora lotada no departamento de voz da Universidade da Carolina do Sul, onde atua desde 2002.

Serviço: Recital com trio de músicos da Carolina do Sul

Músicos: Tina Milhorn Stallard (soprano), Joseph Eller (clarinete), Lynn Kompass (piano)

Data: 15 de março (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)

Entrada: gratuita

Realização: Governo do Estado da Paraíba (Funesc), UFRN, Conservatório de Música de Pernambuco