Fale Conosco

10 de julho de 2009

Cidades com valores históricos serão contempladas com recursos do PAC



As cidades consideradas de valor histórico poderão ser contempladas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (10), pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante o XI Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontece em João Pessoa, na Paraíba.

O ministro disse que se trata de uma ação que vai interessar ao Nordeste, região onde existem importantes cidades com um valioso patrimônio histórico. A Paraíba também pode se credenciar a obter recursos deste programa. Ele, no entanto, não detalhou, ainda, como será o acesso a este fundo de incentivo de preservação.

A meta inicial do PAC é contemplar 100 cidades históricas, algumas já são patrimônios da humanidade. A proposta do governo Federal é ajudar na sua conservação. “Todas têm os mesmo problemas das cidades brasileiras e os prefeitos sabem como é difícil respeitar as regras impostas pelo sistema de regulação do patrimônio brasileiro”, comentou.

Segundo ele, é necessário que exista um esforço concentrado dos governos estaduais para que conscientizem suas bancadas para olhar com atenção na direção deste importante instrumento de captação de recursos que ajudarão na preservação e melhoria da qualidade de vida destas cidades.

Lançamento do programa – Juca Ferreira informou que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff , já autorizou marcar com o presidente Lula a data para o lançamento deste programa. “Sei que esta ação vai ajudar muito ao Nordeste pela quantidade de cidades históricas que nós temos aqui, fruto da formação histórica brasileira”, comentou.

José Nunes, da Secom-PB, com foto de Antonio David