João Pessoa
Feed de Notícias

Cidadania a Administração Penitenciária firma parceria com a UEPB

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 10:14 - Fotos: 
O secretário de Cidadania a Administração Penitenciária (Secap), Carlos Mangueira, estará nesta sexta-feira (26), no Complexo Penitenciário do Serrotão, para a entrega oficial dos certificados de conclusão do curso de intervenções prisionais e da minuta que formalizará a parceria entre a Secap e UEPB para conjugação de esforços em prol do sistema penitenciário da Paraíba.

A entrega dos certificados de conclusão do I Curso de Tática e Técnicas de Intervenções Prisionais aos agentes penitenciários que participaram do treinamento realizado no Presídio Serrotão está previsto para as 10h.

O curso, realizado pela direção do Presídio do Serrotão, entre os dias 17 e 20 de novembro, instruiu os agentes penitenciários em técnicas de tiro, montagem e desmontagem de armamentos, educação física, entrada em pavilhões, noções de gerenciamento de crises, abordagens, simulação de ‘resgate’ de apenados, dentre outras instruções.

Em seguida a entrega dos certificados, o secretário receberá a visita de uma equipe da Reitoria da UEPB, para entrega da minuta de termo de convênio, que tem como objetivo promover a conjugação de esforços entre os partícipes com vistas à implantação de programa de reinserção social de presos, notadamente com incentivo à educação, ao trabalho e à profissionalização nos termos da LEP.

A parceira entre a Secap e a UEPB propiciará o apoio da universidade para atividades voltadas à assistência material, saúde, jurídica, educacional e social, inclusive aos filhos e dependentes menores de 7 anos, além do exercício de atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas compatíveis com a execução da pena.

Estarão presentes os membros do Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária, formado pelo Juiz da Vara das Execuções da Capital, Carlos Beltrão, o promotor da Vara das Execuções, Nilo Siqueira, e o Juiz da Vara das Execuções de Campina Grande, Fernando Brasilino Leite.