João Pessoa
Feed de Notícias

Cida Ramos participa de abertura de Conferência Municipal de Assistência Social

terça-feira, 30 de julho de 2013 - 19:12 - Fotos: 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, participou, na tarde desta terça-feira (30), na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, da abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.

Na ocasião, a secretária anunciou a etapa estadual para outubro e a nacional, que será realizada em dezembro, em Brasília. Até o dia 9 de agosto, todos os municípios devem realizar as suas conferências e retirar delegados que participarão da Conferência Estadual.

Durante o discurso, a secretária Aparecida Ramos, ressaltou a importância das conferências como mecanismos de participação para avaliar o Suas, além de ser um espaço para propor e deliberar diretrizes que orientam os pactos federativos.

Penso que estamos em um estágio importante do Suas, estágios do desenvolvimento dos serviços e das funções unificadas da gestão. É importante qualificar o direito à assistência para que a gente possa mudar a rota da formação social do Brasil. Essas conferências, tanto as municipais como a estadual, iremos abordar temas duros e requer por parte do gestor e dos que fazem a conferencia, bastante maturidade, para que não seja um monólogo”, frisou.

Cofinanciamento – Com relação a um dos temas a ser abordado durante a conferência, o cofinanciamento, a secretária Aparecida Ramos destacou que é um assunto difícil, porque ele é sempre inferior ao que se precisa.

Ela frisou que o Governo do Estado, por meio da Sedh, conseguiu cofinanciar mais quatro residências inclusivas, que vão funcionar nos municípios de Sousa, Cajazeiras, Guarabira e Bayeux. Hoje, a Paraíba tem uma Residência que funciona em João Pessoa e outra que será inaugurada nos próximos dias em Santa Rita. A Residência Inclusiva é destinada a pessoa com deficiência, sem vínculos familiares.

Além de autoridades do município de João Pessoa, de deputados, do Ministério Público, conselheiros tutelares, assistentes sociais e profissionais que trabalham com o Suas, também participaram do evento a chefe de gabinete da Sedh, Neide Felipe, e a gerente executiva de assistência social da Sedh, Ana Cândida.

Ainda prestigiaram a Conferência municipal a gerente de proteção social especial da Sedh, Carmen Meireles; a coordenadora estadual dos Creas, Madalena Dias; a coordenadora estadual da pessoa idosa, Gabrielle Vasconcelos, e a coordenadora estadual da Casa dos Conselhos, Mayara Martins.