João Pessoa
Feed de Notícias

Ciclo de visitas fortalece ações de gerências regionais de saúde

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 18:52 - Fotos: 

Gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram nesta quinta-feira (28), em João Pessoa, com representantes da 1ª Macrorregional de Saúde para discutir uma agenda de trabalho para este ano. O encontro, que aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), encerrou um ciclo de visitas às macrorregionais iniciado na semana passada, com o objetivo de fortalecer as ações realizadas pelas 12 gerências regionais de saúde.
Participaram do encontro desta quinta-feira, gerentes e supervisores das 1ª, 2ª e 12ª gerências, que compõem a 1ª Macrorregional de Saúde. A gerente-executiva de Atenção Básica em Saúde da SES, Liana Lima, disse que as visitas são o início de uma série de ações que vão acontecer nas gerências regionais.

“Essas visitas deflagram um processo de apoio às gerências regionais, no sentido de fortalecer o trabalho realizado nos municípios. A partir desses encontros, outras ações já foram desencadeadas. O nosso objetivo é estabelecer uma aproximação com os gerentes e elaborar uma agenda de trabalho. Queremos saber quais são as necessidades e as demandas dos municípios e de que forma podemos apoiá-los. Esse vínculo é imprescindível para que possamos alcançar os nossos objetivos”, disse.

Pacto pela Saúde – Um dos assuntos discutidos durante as visitas foi o Pacto pela Saúde, um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado entre União, estados e municípios, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. A partir da segunda quinzena de fevereiro, serão realizadas, em João Pessoa, quatro oficinas sobre o assunto com representantes das quatro macros. “Queremos saber como estão as metas pactuadas ano passado e das metas para este ano. As oficinas vão servir para os municípios desenvolverem um pacto de forma mais consciente e real”, explicou Liana.

A primeira visita aconteceu no último dia 19, em Sousa, na sede da 4ª macro, que inclui as 8ª, 9ª e 10ª gerências regionais de saúde (GRS), e o segundo encontro foi realizado no dia seguinte em Patos, sede da 3ª macro (composta pelas 6ª, 7ª e 11ª GRS). A terceira visita, realizada no dia 21 deste mês, aconteceu em Campina Grande, sede da 2ª macro, formada pelas 3ª, 4ª e 5ª GRS. Os encontros foram realizados pelas gerências executivas de Atenção Básica, de Atenção à Saúde, de Planejamento e Gestão, Ações Programáticas e Estratégicas e Vigilância em Saúde.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB