João Pessoa
Feed de Notícias

Ciclo de cinema que homenageia países de língua francesa começa nesta 5ª

terça-feira, 15 de março de 2011 - 10:37 - Fotos: 

Começa nesta quinta-feira (17), em João Pessoa, o Ciclo de Cinema Francófono. O evento é uma homenagem aos países de língua francesa e se estenderá até domingo (20), com sessões gratuitas. A cada noite, serão exibidos filmes de diferentes nacionalidades. As sessões acontecem às 19h30, no Cine Espaço Digital. A mostra é uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Aliança Francesa.

Na noite de abertura, a programação conta com o filme “Abouna”, (França/Chade, 2002) de Mahamat Saleh Haroun. Na sexta (18), será exibida a produção “Ali Zaoua” (França/ Bélgica/ Marrocos, 2000), de Nabil Ayouch. No sábado (19), o público vai conferir o drama social “Heremakono – Esperando a felicidade” (França/  Mauritânia, 2002), de Abderrahmane Sissako. No domingo (20), entra em cartaz o franco-belga de 2007 “Le Premier Venu – O primeiro a chegar”, de Jacques Doillon.

“Todos esses dias, de quinta a domingo, vamos homenagear os diferentes países onde a língua francesa é falada”, conta Mikael de la Fuente, diretor da Aliança Francesa de João Pessoa e um dos organizadores do evento. Ele acrescenta que o idioma hoje é falado em mais de 50 países por 250 milhões de pessoas como língua nativa.

Mais do que compartilhar um idioma, o ciclo de cinema francófono traz ao público a defesa da diversidade, a oportunidade de compartilhar valores como a generosidade em torno da língua francesa. Quanto à escolha dos filmes, o organizador explica que a ideia é mostrar produções que nunca são vistas pelo público de João Pessoa. “Essa parceria com a Funesc é muito interessante e nos permite mostrar realidades diferentes, partilhar esses valores”, comenta Mikael de la Fuente, ressaltando o fato de que as produções a serem exibidas não se limitam à França, mas vêm de países como Marrocos, Mauritânia e Bélgica.

A semana da francofonia é a festa da língua francesa que acontece anualmente em vários países do mundo onde o idioma é falado. Organizada em conjunto com o Ministério da Cultura e Comunicação e o Ministério das Relações Exteriores o Dia Internacional da Francofonia, acontece no dia 20 de março a cada ano.

Durante 15 dias, países do mundo inteiro rendem homenagens à língua francesa. No Brasil não é diferente e a Paraíba entra na agenda internacional de comemorações através da Aliança Francesa que, em parceria com a Funesc realiza de 17 a 20 de março o Ciclo de Cinema Francófono.

Serviço:

Evento: CICLO DE CINEMA FRANCÓFONO

Data: de 17 a 20 de março

Hora: 19h30

Local: Espaço Cine Digital – Funesc

Preço: Gratuito

Parceria: Aliança Francesa, Espaço Cine Digital / Funesc, Cinemateca da Embaixada da França e Culturesfrance

Informações:

Cristhine Lucena (Diretora do Cine Banguê) – (83) 3211-6281

Mikael de la Fuente (Diretor da Aliança Francesa de João Pessoa) -(83) 3222-6565

www.afjoaopessoa.com.br

Sinopses

ABOUNA (17/03)

 (França/Chade, 2002)

De Mahamat Saleh Haroun | Drama.

Tahir (15 anos) e Amine (8 anos) descobrem ao acordar que seu pai foi embora misteriosamente. A frustração é maior, porque naquele dia, ele devia ser árbitro do jogo de futebol entre os garotos do bairro. Decidem portanto sair à sua busca pela cidade, em todos os lugares em que costumava ir. Cansados, acabam refugiando-se em salas de cinema, onde um dia, acreditam reconhecer seu pai na tela e roubam as latas do filme… Representante oficial do Chade Oscar 2003

ALI ZAOUA (18/03)

 (França/Bélgica/Marrocos, 2000)

De Nabil Ayouch | Drama socíal

Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandidos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que ele merece. Contarão com a ajuda de um adulto, um pescador que tinha ficado amigo de Ali.

*Prêmio de público, Amiens 2000* *Etalon de Yennenga, Fespaco 2001*

HEREMAKONO – ESPERANDO A FELICIDADE (19/03)

Heremakono – En attendant le bonheur | (França/França/Mauritânia, 2002)

De Abderrahmane Sissako | Drama social

Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.

* Seleção oficial: Un Certain Regard, Cannes 2002 * * Prêmio da Crítica Internacional, Cannes 2002 * * Étalon de Yennenga Fespaco 2003 *

O PRIMEIRO A CHEGAR (20/03)

Le Premier venu | (França/Bélgica, 2007)

De Jacques Doillon | Drama socíal

Camille está com cerca de 20 anos e já se sente sobrecarregada pela dura realidade do mundo. Como sua vida não tem a intensidade que deseja, ela tenta desesperadamente achá-la em algum lugar – e com qualquer um que cruze seu caminho. O “primeiro a vir” é Costa, um vagabundo, malandro, mau pai, filho e amante. Mesmo após um começo violento, Camille liga-se a ele, pois tem a ilusão de que salvá-lo pode trazer algum sentido e alegria à sua vida. Mas quanto mais Camille e Costa se envolvem, mais eles se metem em confusões.