João Pessoa
Feed de Notícias

Ciclo de Cinema Francófono exibe mais dois filmes neste fim de semana

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 11:27 - Fotos: 

O filme “Heremakono – Esperando a Felicidade” (França/Mauritânia, 2002) é a atração deste sábado (19) na programação do Ciclo de Cinema Francófono. O evento é uma homenagem aos países de língua francesa e termina neste domingo (20) com a produção franco-belga “O primeiro a Chegar”. As sessões começam às 19h30, no Cine Espaço Digital. A mostra é uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Aliança Francesa e faz parte das comemorações da Semana da Francofonia, em que países do mundo inteiro homenageiam a língua francesa.

Com o título original “Heremakono – En attendant le bonheur”, o filme de Abderrahmane Sissako leva para a tela um drama social a partir da história de Abdallah, um menino que encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto espera para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.

A produção levou o Prêmio da Crítica Internacional na seção Un Certain Regard do festival de Cannes de 2002, além do prêmio de melhor direção de arte na Fespaco 2003.

Dirigido por Jacques Doillon, “O primeiro a chegar” (no original, “Le Premier Venu”) é uma produção franco-belga de 2007. Trata-se de um drama social contado através de Camille. Aos 20 anos de idade, a jovem já se sente sobrecarregada pela dura realidade do mundo. Como sua vida não tem a intensidade que deseja, ela tenta desesperadamente achá-la em algum lugar – e com qualquer um que cruze seu caminho. O “primeiro a vir” é Costa, um vagabundo, malandro, mau pai, filho e amante. Mesmo após um começo violento, Camille liga-se a ele, pois tem a ilusão de que salvá-lo pode trazer algum sentido e alegria à sua vida. Mas quanto mais Camille e Costa se envolvem, mais eles se metem em confusões.

“Todos esses dias, homenageamos os diferentes países onde a língua francesa é falada”, conta Mikael de la Fuente, diretor da Aliança Francesa de João Pessoa e um dos organizadores do evento que teve início na última quinta-feira (17). Ele acrescenta que o idioma hoje é falado em mais de 50 países por 250 milhões de pessoas como língua nativa.

Mais do que compartilhar um idioma, o ciclo de cinema francófono traz ao público a defesa da diversidade, a oportunidade de compartilhar valores como a generosidade em torno da língua francesa. Quanto à escolha dos filmes, o organizador explica que a ideia é mostrar produções que nunca são vistas pelo público de João Pessoa. “Essa parceria com a Funesc é muito interessante e nos permite mostrar realidades diferentes, partilhar esses valores”, comenta Mikael de la Fuente, ressaltando o fato de que as produções a serem exibidas não se limitam à França, mas vêm de países como Marrocos, Mauritânia e Bélgica.

A semana da francofonia é a festa da língua francesa que acontece anualmente em vários países do mundo onde o idioma é falado. Organizada em conjunto com o Ministério da Cultura e Comunicação e o Ministério das Relações Exteriores o Dia Internacional da Francofonia, acontece no dia 20 de março a cada ano.

Serviço:
Evento: CICLO DE CINEMA FRANCÓFONO
Data: de 17 a 20 de março
Filme desta sexta (18): “Ali Zaoua – Prince de La Rue”, de Nabil Ayouch (Marrocos/França/ Bélgica/ 2000)
Hora: 19h30
Local: Espaço Cine Digital – Funesc
Preço: Gratuito
Parceria: Aliança Francesa, Espaço Cine Digital / Funesc, Cinemateca da Embaixada da França e Culturesfrance
Informações:
Cristhine Lucena (Diretora do Cine Banguê) – (83) 3211-6281
Mikael de la Fuente (Diretor da Aliança Francesa de João Pessoa) -(83) 3222-6565
www.afjoaopessoa.com.br