João Pessoa
Feed de Notícias

Ciclo de Cinema Francófono exibe “Ali Zaoua” nesta sexta no Espaço Cine Digital

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 08:25 - Fotos: 

O filme “Ali Zaoua, Prince de La Rue”, do marroquino Nabil Ayouch, é a atração desta sexta-feira (18), na programação do Ciclo de Cinema Francófono. O evento é uma homenagem aos países de língua francesa e se estenderá até domingo (20), com sessões gratuitas. A cada noite, são exibidos filmes de diferentes nacionalidades. As sessões acontecem às 19h30, no Cine Espaço Digital, no Espaço Cultural. A mostra é uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Aliança Francesa.

Com o título brasileiro “As Ruas de Casablanca”, “Ali Zaoua” é uma produção de 2000 que envolve França, Bélgica e Marrocos. O filme conta a história de Ali (Abdelhak Zhayra), Kwita (Mounim Kbab), Omar (Mustapha Hansali) e Boubken (Hicham Moussoune). Aos 12 anos de idade, todos são meninos de rua em Casablanca. As ruas são sua casa e as pessoas que nelas moram, sua família. Sem ter para onde ir nem onde se esconder, a sobrevivência é um problema cotidiano e a amizade o elo insubstituível que os une. Até que um dia Ali é morto – teve sua vida abreviada por um ato de vingança de uma gangue rival. Seus amigos bem que poderiam abandoná-lo ali, morto, mas decidem dar-lhe o enterro que merecia – o de um rei.

No sábado (19), o público vai conferir o drama social “Heremakono – Esperando a Felicidade” (França/ Mauritânia, 2002), de Abderrahmane Sissako. No domingo (20), entra em cartaz o franco-belga de 2007 “Le Premier Venu – O primeiro a chegar”, de Jacques Doillon.

“Todos esses dias, homenageamos os diferentes países onde a língua francesa é falada”, conta Mikael de la Fuente, diretor da Aliança Francesa de João Pessoa e um dos organizadores do evento. Ele acrescenta que o idioma hoje é falado em mais de 50 países por 250 milhões de pessoas como língua nativa.

Mais do que compartilhar um idioma, o Ciclo de Cinema Francófono traz ao público a defesa da diversidade e a oportunidade de compartilhar valores como a generosidade. Quanto à escolha dos filmes, o organizador explica que a ideia é mostrar produções que nunca são vistas pelo público de João Pessoa. “Essa parceria com a Funesc é muito interessante e nos permite mostrar realidades diferentes, partilhar esses valores”, comenta Mikael de la Fuente, ressaltando o fato de que as produções a serem exibidas não se limitam à França, mas vêm de países como Marrocos, Mauritânia e Bélgica.

A Semana da Francofonia é a festa da língua francesa, que acontece anualmente em vários países do mundo onde o idioma é falado. Organizada em conjunto com o Ministério da Cultura e Comunicação e o Ministério das Relações Exteriores, o Dia Internacional da Francofonia acontece no dia 20 de março a cada ano.

Durante 15 dias, países do mundo inteiro rendem homenagens à língua francesa. No Brasil não é diferente e a Paraíba entra na agenda internacional de comemorações através da Aliança Francesa que, em parceria com a Funesc, realiza de 17 a 20 de março o Ciclo de Cinema Francófono.

Serviço:
Evento: CICLO DE CINEMA FRANCÓFONO
Data: de 17 a 20 de março
Filme desta sexta (18): “Ali Zaoua – Prince de La Rue”, de Nabil Ayouch (Marrocos/França/ Bélgica/ 2000)
Hora: 19h30
Local: Espaço Cine Digital – Funesc
Preço: Gratuito
Parceria: Aliança Francesa, Espaço Cine Digital / Funesc, Cinemateca da Embaixada da França e Culturesfrance

Informações:
Cristhine Lucena (Diretora do Cine Banguê) – (83) 3211-6281
Mikael de la Fuente (Diretor da Aliança Francesa de João Pessoa) -(83) 3222-6565
www.afjoaopessoa.com.br