João Pessoa
Feed de Notícias

Cia Sinequanon ministra oficina e faz apresentações gratuitas no projeto “Cultura de Acesso – Circo”

segunda-feira, 12 de março de 2012 - 17:02 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

O projeto “Cultura de Acesso – Circo”, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), promove, nos dias 16,17 e 19 deste mês, a primeira atividade voltada ao público circense em 2012. A programação oferecerá oficina gratuita de manipulação de objetos circenses, exposição em homenagem ao universo do circo e apresentações do espetáculo “Errar é Umano”. Toda a programação é liderada pela Cia Sinequanon, do Rio de Janeiro.

A companhia está em turnê pelo Nordeste, com um projeto que envolve apresentação de espetáculos, oficinas e exposições. Na passagem por João Pessoa, o grupo dará uma oportunidade aos artistas paraibanos de aprender novas técnicas da arte na Oficina de Manipulação de Objetos Circenses, que será ministrada por um dos integrantes da companhia, o “Senhor Palhaço”. A oficina acontecerá no Teatro de Arena, nos dias 16, 17 e 19 de março, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para participar, basta se inscrever na secretaria do teatro. A oficina é gratuita, mas serão disponibilizadas apenas 20 vagas.

Além da oficina, o grupo apresenta o espetáculo “Errar é Umano”, que, por meio da linguagem circo-teatro de rua, conta a história da humanidade em quadros cômicos e intervenções circenses ao redor de experimentos e brinquedos que saem de um interessante carro performático usado como base do grupo para cenários, oficinas e divulgação. “Errar é Umano” poderá ser visto em duas oportunidades, no sábado (17), às 17h, e na segunda-feira (19), às 20h, na Praça do Povo.

A exposição “Circolando” completa a programação do projeto Cultura de Acesso-Circo. A mostra, que homenageia as companhias, circos e artistas de rua, é composta por 12 totens e objetos circenses. A exposição ficará aberta à visitação no Teatro de Arena, de 16 a 19 de março.

Cultura de Acesso – O Cultura de Acesso é um projeto criado pela Funesc para promover a inclusão e a formação social dos artistas e da comunidade por meio de oficinas, espetáculos e atividades pedagógicas gratuitas. O projeto abre espaço para as diferentes manifestações culturais, oferecendo uma programação especial periódica direcionada à cultura alternativa de circo, teatro, artes plásticas, música e dança.

PROGRAMAÇÃO:

- Oficina de Manipulação de Objetos Circenses
Local: Teatro de Arena
Data: Sexta (16), sábado (17) e segunda (19)
Horário: 10h às 12h / 14h às 16h

- Espetáculo “Errar é Umano”
Local: Praça do Povo
Data e horário: sábado (17), às 17h; e segunda (19), às 20h.

- Exposição Circolando
Local: Teatro de Arena
Data: 16 a 19 de março
Horário: 8h às 22h