Fale Conosco

27 de maio de 2009

Chuvas não atrapalham coleta externa de sangue em João Pessoa



As fortes chuvas que caíram durante todo o dia desta quarta-feira (27), em João Pessoa, não atrapalharam a coleta externa de sangue, realizada pelo Hemocentro da Paraíba, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro da cidade. A estudante Daniela dos Santos Nascimento, 22 anos, que mora na comunidade Colinas do Sul, no Grotão, foi uma das doadoras voluntárias. “Sempre tive vontade e, agora, tive a oportunidade e resolvi fazer esse ato de solidariedade, pois sei que estou ajudando alguém que está precisando de sangue”, afirmou, garantindo que iria doar periodicamente.

O artesão Cícero Batista dos Santos, 33 anos, que mora na Ilha do Bispo, também compareceu à unidade volante. Ele disse que devido ao trabalho diário não lhe sobrava tempo para doar sangue. “Eu vim resolver alguns problemas aqui no Centro e, quando vi o ônibus de coleta, realizei o desejo e agora vou me esforçar para encontrar tempo e me tornar um doador assíduo”, garantiu.

Itamar de Lucena da Silva, 23 anos, que mora no bairro 13 de Maio, e trabalha como coordenador de vendas, também esteve no Parque Solon de Lucena para doar sangue. Ele afirmou que está doando pela primeira vez, mas espera repetir o gesto outras vezes. “Quando chegar o tempo irei ao Hemocentro fazer uma nova doação, pois sei que com o meu gesto estou salvando vidas”, comentou o rapaz.

Garantindo o estoque – A próxima coleta externa de sangue acontece neste sábado (30), no templo da Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Epitácio Pessoa. Esse trabalho vem sendo realizado sempre às quartas-feiras e algumas vezes aos sábados e tem como principal objetivo garantir o estoque de sangue. A coleta é feita das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Pereira, a cada coleta externa podem ser feitas até 60 doações de sangue. A assistente social do órgão, Maria das Neves Pereira, disse que a cada mês são necessárias 2,5 mil bolsas de sangue para abastecer os hospitais públicos e privados do Estado. O telefone para solicitar coleta externa de sangue é o 3218-7698.

Requisitos – Para ser doador a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado.

 Assessoria de Comunicação da SES/PB