João Pessoa
Feed de Notícias

Chuvas: começa em 15 dias a reconstrução de áreas de Patos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 15:25 - Fotos: 
O Governo do Estado deve iniciar dentro de 15 dias, o trabalho de reconstrução e recuperação das áreas do município de Patos atingidas pelas chuvas no primeiro semestre deste ano. Os serviços naquela localidade do Sertão paraibano contam com recursos de R$ 4.950.690,00, liberados pelo Ministério da Integração Nacional através da Portaria n° 356, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 20 de agosto passado.

O secretário estadual de Infraestrutura, Francisco Sarmento, explicou que a demora para dar início ao trabalho de reconstrução ocorre em função do processo licitatório para saber qual a empresa que realizará os serviços. “A primeira parcela dos recursos já foi liberada e, dentro de 15 dias, o governador José Maranhão deve estar assinando a ordem de serviço para o início da obra”, acrescentou.

Os recursos serão destinados à recuperação e reconstrução de nove açudes (Serra Negra, Maria de Fátima, Gato, Roberval Dantas, Lagoa de Favela, Trincheira, Odilona Braga, Santa Rita, Cidade); 208 quilômetros de rodovias (24 trechos de bairros e comunidades); 13 escolas, três creches, um asilo de idosos, 166 casas e 13 passagens molhadas. Todas essas áreas foram incluídas no Plano de Trabalho, ou seja, no relatório dos danos elaborado pelo Governo do Estado.

Chuvas – No dia 14 de abril deste ano, a cidade de Patos chegou a registrar chuvas que atingiram 284,6 milímetros, nível muito acima da média histórica (154,5 milímetros). As enchentes e inundações provocaram graves danos à população e infraestrutura do município. O Governo do Estado homologou Decreto de Situação de Emergência na região e encaminhou ao Governo Federal o relatório do levantamento dos danos.

Segundo Sarmento, os recursos foram liberados com rapidez porque o levantamento cumpriu o prazo estabelecido pela Defesa Civil Nacional. O relatório dos danos foi encaminhado dentro de quatro dias após o registro das enchentes e o município enquadrado na modalidade de transferência obrigatória, diminuindo os prazos para recebimento dos recursos. O prazo de execução dos serviços é de 180 dias
 

Gledjane Maciel, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB