Fale Conosco

28 de junho de 2012

Chuva deixa Defesa Civil de prontidão em todo Estado



A Defesa Civil Estadual está de prontidão e já disponibilizou várias equipes para atuar nas áreas atingidas pela chuva na Paraíba. Percebendo o volume de chuva registrado nas últimas 24 horas, a gerência executiva da Defesa Civil do Estado integra ação conjunta com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Saúde, nas cidades litorâneas.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Walber Rufino, esclarece que várias atividades são desenvolvidas, durante o ano, para amenizar os transtornos desta época. “Além do mapeamento das áreas de risco, foram feitos resgates simulados e elaborado o Plano de Contingência para situações de emergência”, conta.

Os trabalhos envolvem as Defesas Civis municipais. Os órgãos autônomos têm a responsabilidade de emitir relatórios e desenvolver ações preventivas como a desobstrução de galerias, desassoreamentos e monitoramento das comunidades. Ainda segundo o coronel Rufino, até agora não foi registrado nenhum chamado das cidades, mas qualquer pessoa pode solicitar os trabalhos. “Estamos de plantão para atender quem foi prejudicado por enchentes, deslizamentos. Também auxiliamos no transporte de vítimas e socorro nas áreas críticas”, assegura o coronel.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Estadual através dos telefones: 199 (para João Pessoa) e 8828-8343 (para demais municípios).

Mais chuva – De acordo com informações meteorológicas fornecidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a quantidade de chuva registrada no mês de junho está acima da média nas cidades do litoral. Só nas últimas 24 horas choveu 95 mm, na capital. O acumulado até quinta-feira (28) foi de 532,3 mm. 76,4% acima da média esperada (301,7 mm) para o mês de junho.

A previsão para as próximas 24 horas é de chuvas no agreste, brejo e litoral paraibano. Nessas áreas podem ocorrer pancadas fortes. Nas regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão, a meteorologia prevê céu nublado e chuvas em pontos isolados.