João Pessoa
Feed de Notícias

Chico César participa de aula inaugural do Campus da UEPB em Monteiro

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 09:22 - Fotos: 
O secretário de Cultura do Governo do Estado, Chico César, será o convidado de honra da aula inaugural que marcará o início do ano letivo 2011 do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, nesta segunda-feira (14). A atividade, que será aberta ao público, está marcada para as 11h, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE).

Segundo o diretor do Centro, professor José Joelson Pimentel de Almeida, a visita de Chico César reafirma o caráter cultural, artístico e de educação do Campus de Monteiro. Segundo ele, a participação do secretário não terá um tema específico. “Numa conversa informal com Chico César, enfatizamos o potencial artístico do Cariri paraibano e como a UEPB pode utilizar isso como instrumento para favorecer a comunidade. A palestra talvez se inicie nessa linha”, comentou.

O diretor adjunto do CCHE, professor Otacílio Gomes, desenvolve um projeto intitulado “Quartas Temáticas” e aproveitará a oportunidade para convidar o atual secretário de Cultura a participar dessa atividade. Ano passado, ele esteve no campus IV da UEPB, em sua cidade natal, Catolé do Rocha.

Chico César assumiu a Secretaria de Cultura do Estado, criada no atual governo, em janeiro deste ano. Ele anunciou que pretende fazer um levantamento das principais manifestações populares na Paraíba e investir na preservação e divulgação da cultura entre a população do Estado.

O cantor e compositor Chico César se formou em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Aos 21 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como jornalista e revisor de textos, para depois investir em música. Em 1995, lançou seu primeiro disco, “Aos Vivos”, e seu último trabalho de estúdio é “Francisco, Forró y Frevo” (2008). Antes de exercer o cargo de secretário de Cultura do Governo do Estado, Chico César foi diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).