Fale Conosco

26 de fevereiro de 2013

Chico César ministra Aula Magna e anuncia projetos na área de formação



O secretário de Estado da Cultura, Chico César, ministrou, na última quinta-feira (21),  a Aula Magna que deu início ao Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, em Campina Grande, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade contou com a presença do novo reitor, Edilson Amorim, o corpo docente do curso e estudantes da área da cultura.

O curso, ligado ao Departamento de Arte e Mídia, é um dos primeiros do gênero na Paraíba, e inaugura um importante momento para o setor cultural, pois acontece num contexto de avanço do processo de institucionalização do setor a partir da implementação do Plano Estadual de Cultura e da adesão de 83 cidades ao Sistema Nacional de Cultura, contabilizando um terço do total de municípios paraibanos. Esta realidade coloca a Paraíba em terceiro lugar no Nordeste, entre os estados mais avançados no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura, ficando atrás somente dos estados do Ceará e Maranhão.

Dentre as metas do SNC, está a criação de um sistema de formação de agentes culturais nos estados que aderirem. A intenção é promover a profissionalização do setor cultural e seus agentes, que qualificarão as ações, projetos e as próprias políticas culturais a partir de uma formação de base sólida. Dessa forma, a UFCG contribui para o desenvolvimento do estado através da cultura, vista como importante vetor de desenvolvimento socioeconômico.

Parceria com as universidades – Na ocasião, o secretário anunciou também a criação do Curso de Extensão em Gestão Cultural, iniciativa da Secult-PB em parceria com Ministério da Cultura, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. O curso está previsto para ser realizado ainda este ano, e acontecerá por meio de encontros presenciais e ensino à distância, com abrangência em todo o estado da Paraíba, totalizando 206 horas/aula. Serão capacitados 360 agentes culturais, com o objetivo de impulsionar um cenário artístico-cultural sustentável e profissionalizado.