Fale Conosco

10 de outubro de 2017

CGE participa em Manaus do XIII Encontro Nacional de Controle Interno



A Controladoria Geral do Estado – CGE/PB, representada pelo Gerente Executivo de Auditoria Letácio Tenório Guedes Jr, participou nos dias 4, 5 e 6 de outubro do XIII Encontro Nacional de Controle Interno e da 24º Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI, ocorrida em Manaus, Amazonas.

O XIII Encontro Nacional de Controle Interno teve o objetivo de discutir o fortalecimento das Controladorias dos Estados e Municípios e do estabelecimento do Sistema Integrado de Controle Interno, estudo elaborado pelo Instituto dos Auditores Internos ( IIA – Institute of Internal Auditors – com sede nos EUA), ações determinantes para a conquista da excelência na governança do setor público.

A palestrante Dra. Maria Sylvia Zanella de Pietro, referência em Direito Administrativo, enfatizou que mudanças nas Leis de Licitação são essenciais para a melhoria da Gestão Pública e consequente ao combate à corrupção. Outro ponto destacado no encontro, foi o uso da Tecnologia pelas Controladorias, detalhando a importância de se investir em Governos Transparentes, que desenvolvam dados abertos ampliando o diálogo com a sociedade.

Na sequência do Encontro Nacional, aconteceu no dia 6 de outubro, a 24ª Reunião Técnica do CONACI, momento em que os membros se reuniram para discussão de temas técnicos, como a eleição da Nova Diretoria para o Biênio 2018-2019, além de assuntos relacionados a atuação do Conselho e das atividades das Controladorias.

Por sugestão do auditor Letácio Guedes, foi inclusa na pauta da próxima Reunião Técnica do CONACI, a ser realizada em São Paulo nos dias 29 e 30 novembro, a proposta para que o Conselho emita uma nota técnica esclarecendo o papel do ‘Controle Interno’ e do ‘Sistema de Controle Interno’ na administração pública Brasileira, afim de esclarecer a atribuição dos órgãos de controle interno.

O encontro contou com a participação de profissionais, especialistas, professores e servidores públicos do Brasil e de outros países.

Sobre o CONACI: O Conselho Nacional de Controle Interno exerce papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Atualmente, a instituição é composta 49 membros, representantes de secretarias de controle interno, auditorias gerais e ouvidorias gerais de 27 estados, Distrito Federal, União e 19 capitais.