Fale Conosco

6 de julho de 2017

CGE participa de seminário sobre transparência pública em Campina



CGE-seminário-campina (1)A Controladoria Geral do Estado participou, no dia 30 de junho, do Seminário sobre Transparência e Controle Social, realizado no Auditório da Justiça Federal da Paraíba, Fórum Nereu Santos, em Campina Grande (PB).

O evento foi uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que teve o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil, informar os gestores sobre as boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

A auditora Marconiete Fernandes representou a Controladoria Geral do Estado e discursou sobre a transparência e controle social no estado da Paraíba, apresentando as ferramentas estaduais que dialogam com os cidadãos, como a Ouvidoria Geral do Estado e o Orçamento Democrático Estadual, além do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC e Portal da Transparência.

Segundo a auditora, a democracia ainda se encontra dando os primeiros passos para adotar a transparência. “A democracia está iniciando, estamos vendo que agora é que as pessoas estão começando a utilizar o SIC’s, e os órgãos também estão nessa fase de aprender a construir essa nova característica da administração pública”.

O seminário aberto ao público geral reforçou a importância da transparência e do importante papel dos canais de comunicação com o cidadão, como a Ouvidoria.