João Pessoa
Feed de Notícias

Ceumar traz turnê ‘Silencia’ para o projeto Música do Mundo, na Funesc

quarta-feira, 27 de setembro de 2017 - 12:04 - Fotos:  Divulgação

A cantora Ceumar estará na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, no sábado (7/10), onde fará show no projeto Música do Mundo e mostrará canções do novo CD ‘Silencia’. Em um formato intimista, Ceumar também cantará seu repertório mais antigo.

O público vai apreciar, ainda, novas parcerias com compositores contemporâneos, alguns deles nunca antes gravados por outros artistas (canções inéditas com Lauro Henriques Júnior, Madhav Bechara e com a cantora galega Uxia, entre outros), além de antigos parceiros (Tata Fernandes, Kléber Albuquerque, Gero Camilo, Chico César e Suely Mesquita).

Este é o segundo show de Ceumar na capital paraibana. A primeira vez foi em abril de 2008, quando participou do projeto Seis e Meia. ‘Silencia’ é o sexto álbum da cantora, que está festejando seu retorno ao Brasil. No palco, ela cantará e tocará violão e pandeiro. O repertório terá ‘O seu olhar’ (Arnaldo Antunes e Paulo Tatit), ‘Dindinha’ (Zeca Baleiro), ‘Achou!’ (Dante Ozzetti e Luiz Tatit) e ‘Avesso’ (Ceumar e Alice Ruiz).

Também contará com ‘Reinvento’ (Ceumar e Estrela Ruiz Leminski), ‘Rio Verde’ (Ceumar e Gildes Bezerra), ‘Liberdade’ (Ceumar e Gildes Bezerra), ‘Encantos de sereia’ (Osvaldo Borgez), ‘Chora cavaquinho’ (Ceumar e Sérgio Pererê), ‘Penhor’ (Ceumar e Gildes Bezerra), ‘Engasga Gato’ (Kiko Dinucci e Fabiano Ramos Torres), ‘Justo’ (Ceumar, Tata Fernandes e Kléber Albuquerque), ‘Turbilhão’ (Miltinho Edilberto) e ‘Silencia’ (Ceumar).

Lançado pelo Selo Circus, o CD ‘Silencia foi pré-selecionado pelo Prêmio da Música Brasileira, entre os melhores álbuns de 2014 na categoria MPB (melhor cantora e melhor disco. Novo trabalho conta com composições de Ceumar e de artistas como Vitor Ramil, Kiko Dinucci, Miltinho Edilberto, Gildes Bezerra e Déa Trancoso. O álbum é fruto da parceria musical entre Ceumar, que mora na Holanda desde 2009, com o violoncelista francês Vincent Ségal.

Experiência

Apesar dos últimos anos serem marcados por turnês e projetos internacionais (Ceumar morou na Holanda de 2009 até 2015), a artista mineira não se desligou do Brasil, pelo contrário, sempre levou suas mais profundas raízes para todas as partes do mundo. Dividir o palco com músicos estrangeiros tem sido também uma experiência rica e repleta de aprendizado na trajetória de Ceumar.

Em 2011, por exemplo, esteve em Israel para seis concertos com o grupo “Chorolê” no Hot Jazz Festival; em 2012 foi convidada pela “Budapeste Festival Orchestra” para quatro concertos na Hungria cantando Villa Lobos e Marcelo Tupinambá; em fevereiro de 2014 esteve em Berlim para o mesmo programa, sempre à convite do renomado maestro Ivan Fischer. Na Holanda participou como cantora do espetáculo de dança “Romeu & Julia” ao lado da companhia de dança “Scapino Ballet Rotterdam” (http://www.scapinoballet.nl/nl/pages/voorstellingen+romeo_julia_7).

Em março de 2014 Ceumar se apresentou em Curitiba, Brasília e Fortaleza abrindo a programação do projeto “Solo Música” da Caixa Cultural. Em agosto de 2014 lançou o cd ‘Silencia’, nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte e Curitiba, com a participação do diretor musical Vincent Ségal (França).

Em 2015, a convite do Itaú Cultural dividiu o palco com a cantora Juçara Marçal, no show do Auditório Ibirapuera com repertório especial escolhido pelas duas artistas. Também levou para Recife e Salvador o show ‘Silencia’ (com banda) e participou de outros projetos especiais no Brasil. Em 2016, Ceumar retorna ao Brasil para dar continuidade aos seus projetos a partir de Minas Gerais.

Música do Mundo – O projeto é uma ação promovida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) que tem como objetivo a valorização dos artistas e da música contemporânea.

A cada edição, artistas brasileiros e de outros países ocupam palcos da cidade (desta vez na Sala de Concertos Maestro José Siqueira). O lançamento aconteceu em agosto de 2015. Uma das características do projeto é o preço popular do ingresso, de forma a permitir ao público acesso às atrações de qualidade internacional.

Serviço:

Música do Mundo apresenta: Ceumar

Data: sábado (7 de outubro)

Hora: 21h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Realização: Funesc

Informações: 3211-6228