João Pessoa
Feed de Notícias

Cerest-PB promove evento para discutir estratégias de melhorias da saúde do trabalhador

quarta-feira, 8 de julho de 2015 - 18:34 - Fotos: 

Começou nesta quarta-feira (8) à tarde um evento promovido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), que reúne equipe da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde; secretários municipais de Saúde de João Pessoa, Campina Grande e Patos, além de coordenadores e técnicos dos Cerest estadual e regional. O encontro acontece até o próximo dia 10, com o objetivo de uniformizar as ações para atender melhor a saúde do trabalhador, em todo estado.

“Vamos formar uma rede nacional de atenção à saúde do trabalhador, na qual centralizaremos as ações para acidentes graves e fatais; biológicos; intoxicação por produtos químicos e transtorno mental, relacionado ao trabalho”, explicou a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Barros. Na Paraíba existem quatro Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Um estadual e três regionais, nos municípios de João Pessoa; Campina Grande e Patos.

De acordo com a programação, nesta quinta-feira (9) pela manhã, no auditório do Cerest-PB, se reúnem a equipe do Ministério da Saúde e os coordenadores e técnicos dos Cerests. À tarde, a reunião permanece no mesmo local somente entre os técnicos e, paralelamente, na sala da CIB, na Secretaria de Estado da Saúde, se reunirão os secretários municipais de Saúde, da capital, Campina Grande e Patos, com a Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador; e os quatro coordenadores do Cerest. Na sexta-feira (10) pela manhã, a coordenação do Cerest-PB se reúne com os técnicos do Ministério da Saúde para avaliar os encontros.

“Estamos aqui para fazer acompanhamento dos trabalhos dos Cerest e para implantar estratégias de vigilância em saúde do trabalhador, no SUS, com a participação social nas ações”, disse o coordenador nacional de Saúde do Trabalhador, Jorge Machado.