Fale Conosco

27 de abril de 2016

Cerest-PB promove circuito de saúde, cultura e direitos dos trabalhadores



O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), promove, nesta quinta-feira (28), o Circuito de Saúde, Cultura e Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, evento alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Adoecimento no Trabalho. A ação será no Espaço Cultural, na capital, das 8h às 16h, e oferecerá diversos serviços de saúde; emissão de documentos; cadastro em programa social; informações previdenciárias, trabalhistas e atrações culturais.  Os participantes são catadores de lixo reciclável; motoboys; ambulantes e trabalhadores em geral. 

“Foram escolhidas estas categorias porque, como são trabalhadores sem carteira assinada e nenhum vínculo empregatício, estão mais vulneráveis aos acidentes e adoecimento, dentro do processo de trabalho”, explicou a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Barros.

A ação contará com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano; Sine; Superintendência Regional de Trabalho e Emprego; Polícia Rodoviária Federal; ONG Andrae; INSS;  Laboratório Central do Estado – Lacen; Hospital Clementino Fraga; Cruz Vermelha/Hospital de Emergência e Trauma; DataSUS; Detran; Faculdade Maurício de Nassau; Unipê; Sest/Senat; Hospital Arlinda Marques; representantes dos Sindicatos (motos, ambulantes, catadores e catadoras de materiais reciclados, jornalistas, bancários, empregada doméstica, construção civil, CUT, Fetag, comerciários e Sintel.

Serão oferecidos serviços como vacinação (dT – difteria e tétano, Hepatite B e tríplice viral); testagem rápida de HIV, de hepatites C e B; verificação de pressão arterial e glicemia; tipagem sanguínea; verificação de acuidade visual e auditiva; distribuição de kits de higiene bucal. O atendimento será realizado por médicos, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho.

Ainda serão colocados à disposição da população os serviços de emissão de CPF, RG, cartão do SUS, carteira de trabalho, Cadastro Único e cadastro no Programa Pão e Leite; apresentação de teatro com a “Companhia do Sorriso”, informações e orientações previdenciárias e trabalhistas.

O Circuito oferecerá ainda orientação sobre o mercado de trabalho; saúde da mulher; saúde mental; saúde do homem; saúde das pessoas com deficiência; população negra; alimentação saudável; transtornos mentais e de comportamento; postura, além de orientações para prevenção da dengue, zika e chikungunya. Entre os serviços de promoção da saúde do trabalhador, serão promovidas palestras e vivências sobre educação no trânsito, acidentes, população exposta à agrotóxicos; orientações sobre coleta seletiva, dentre outros.