João Pessoa
Feed de Notícias

Cerest-PB oferta serviços no 3º Circuito de Saúde, Educação e Direitos dos Trabalhadores        

terça-feira, 25 de abril de 2017 - 16:46 - Fotos: 

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (25), o 3º Circuito de Saúde, Educação e Direitos dos Trabalhadores. As atividades aconteceram no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital, das 8h às 14h, em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Adoecimento no Trabalho (28 de abril) como parte das ações do Abril Verde.

“É preciso lembrar que milhões de brasileiros sofrem acidentes anualmente e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. O Abril Verde é, sobretudo, um mês de promoção e prevenção à saúde do trabalhador. Nossa missão é, com essas ações, salientar a importância de cuidar da saúde e diminuir o número de acidentes de trabalho”, disse a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Barros.

Entre o público alvo estavam catadores de lixo reciclável, motoboys, ambulantes e trabalhadores em geral. “Foram escolhidas estas categorias porque, como são trabalhadores sem carteira assinada e nenhum vínculo empregatício, estão mais vulneráveis aos acidentes e adoecimento dentro do processo de trabalho”, explicou Celeida.

Na ocasião foram ofertados os seguintes serviços: maquiagem e cabeleireiro; aconselhamento e testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; emissão de CPF, RG, CTPS e Cartão SUS; teste de glicemia, tipagem sanguínea e verificação de pressão arterial; informações sobre Direitos Previdenciários; vacinação; orientações em fisioterapia e fonoaudiologia; exposição sobre a dengue e atendimento jurídico.

Ivando Julindo é funcionário público, tem 50 anos e aproveitou o momento para fazer vários testes rápidos. “Com a rotina tão corrida, muitas vezes falta tempo de cuidar da saúde. Vendo tantos serviços de qualidade sendo oferecidos de maneira gratuita, não pude deixar de dar uma passadinha para cuidar de mim mesmo e ver se está tudo bem com minha saúde”, disse ele.

Já a agente de limpeza Neide Maria, de 62 anos, aproveitou para deixar o cartão de vacinação em dia. “Tomei as vacinas contra tétano e hepatite. Muito bom este evento porque a gente pode ter acesso a vários serviços em um único lugar. Além disso, nos sentimos abraçados e cuidados por muitos profissionais competentes”, comentou ela.