João Pessoa
Feed de Notícias

Cerest amplia as notificações dos casos de acidentes de trabalho

quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 11:41 - Fotos: 

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está ampliando o número de parceiros para melhorar e ampliar as notificações dos casos de acidentes de trabalho, na Paraíba. 

Uma das estratégias é a realização de oficinas para profissionais da atenção básica e da vigilância sanitária. Durante toda esta semana, na cidade de Patos, o Cerest está realizando a segunda etapa da capacitação em vigilância de saúde do trabalhador para inspetores sanitários que vão atuar como agentes multiplicadores. A primeira etapa aconteceu em fevereiro deste ano.

A capacitação está sendo ministrada pelo pesquisador e professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. 

A diretora-geral do Cerest, Carmen Verônica Barbosa Almeida, explicou que esta capacitação conta com a participação de 18 inspetores sanitários não só da região de Patos como de outras cidades, a exemplo de Cajazeiras e Esperança.

Na primeira etapa eles receberam informações sobre a legislação de saúde de trabalhador, a metodologia de trabalho no que diz respeito às ações de vigilância de saúde do trabalhador e participaram de algumas fiscalizações e, agora, nesta segunda etapa, estão aprofundando os conhecimentos sobre o assunto.

Carmen Verônica afirmou que, após o treinamento, esses profissionais estarão capacitados para atuarem na fiscalização de estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, verificando as condições de trabalho das pessoas nas questões de segurança, prevenção e notificação de casos e, caso comprovem alguma irregularidade, poderão até notificar o estabelecimento.
Atenção básica – Além dos inspetores sanitários, o Cerest também está capacitando os profissionais que atuam na atenção básica.

As capacitações estão acontecendo em todas as regiões do Estado.  Esta semana, estão sendo treinados 32 profissionais da Gerência Regional de Saúde de Cajazeiras. Já foram capacitados 36 pessoas em Catolé do Rocha e 24 na cidade de São Bento e, para o mês de maio, está prevista uma capacitação para 72 profissionais da atenção básica para Regional de Saúde de Sousa.
 
 

Assessoria de Imprensa da SES