Fale Conosco

11 de dezembro de 2013

Cepir faz avaliação das ações executadas em 2013



Representantes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) realizaram, nesta quarta-feira (11), a última reunião integrada do ano para discutir as propostas de políticas públicas e estratégias em diversas áreas – saúde, educação e segurança – que deverão ser executadas em 2014 para a população negra na Paraíba.

Segundo a presidente do Cepir, Mãe Renilda, a avaliação é positiva na área da saúde como a criação do Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra, além do lançamento da campanha do governo do Estado Racismo – Um crime que se sente na Pele.

Estamos discutindo a implementação de políticas de cotas nos concursos públicos e a criação de um Grupo de Trabalho contra Racismo no Comando da Polícia Militar para capacitação de policiais militares”, disse Mãe Renilda.

O integrante do Cepir, Dalmo de Oliveira, disse que a campanha na mídia e redes sociais sobre racismo quebrou a invisibilidade do tema. “Quando o governo se posiciona sobre a questão quebra-se um silêncio e a população pode se mobilizar para fazer denúncias. Também queremos no próximo ano criar um Programa de Atenção Integral às Pessoas com Anemia Falciforme”, disse Dalmo, que é presidente da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias.

A reunião contou a presença da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e do gerente de Igualdade racial Roberto Silva. “É um momento importante porque vamos encaminhar a e execução de propostas aprovadas nas Conferências Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial”, disse Roberto.