João Pessoa
Feed de Notícias

Centros Sociais Urbanos terão núcleos de inclusão digital

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 15:38 - Fotos: 

Gestores de 16 Centros Sociais Urbanos do Estado (CSUs) discutirão nesta quinta-feira (4), a partir das 8h, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), a continuidade das atividades oferecidas à comunidade por meio de 10 cursos profissionalizantes em parceria com Cendac, Senai e Sesi.

Além dos cursos, a novidade deste ano será a abertura de centros de inclusão digital nos Centros Sociais Urbanos de Mandacaru, Rangel, Geisel e Cruz das Armas. Serão abertas duas turmas com 10 vagas e oferecidas aulas de informática básica beneficiando moradores das comunidades, alunos de escolas públicas, jovens e idosos. A carga horária será de 60 horas e cursos funcionarão durante dois meses e meio.

Já os cursos de operador de micro, instalador hidráulico, bombeiro hidráulico, eletricista, encanador, manicure, pedicure cabeleireiro, informática, corte e costura e peças íntimas serão reabertos a partir deste mês. Durante a reunião dos gestores, a partir das 8h, acontecerão três oficinas onde serão discutidos dificuldades e avanços, além das sínteses das ações realizadas no ano passado.

A gerente do Programa Estadual de Política para Mulheres, Douraci Vieira, discutirá com gestores o tema “ O Desafio da Implantação da Política de Assistência Social nos CSUs”. Já o gerente de Programas Governamentais, Luiz Lianza, vai falar sobre as ações intersetorais, programas e projetos para os CSUs.

Os Centros Sociais Urbanos atendem idosos, jovens, mulheres, adolescentes e pessoas em situação de desemprego. Além da qualificação, nos locais são oferecidos aulas de futsal, capoeira, hip hop, dança de cadeirantes e pintura em tecido. Em Areia, por exemplo, é possível aprender a ler e escrever participando do curso Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH