Fale Conosco

4 de dezembro de 2015

Centros Sociais Urbanos entregam certificados de cursos profissionalizantes



Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) encerram neste mês de dezembro os cursos profissionalizantes que são oferecidos durante todo o ano.  Neste ano de 2015 receberam certificados de conclusão 1.100 pessoas que frequentaram um dos cursos oferecidos nos 16 Centros distribuídos na Paraíba.

Segundo a coordenadora estadual dos CSUs, Sandra Rodrigues, os cursos são frutos de parceria/convênio entre a Secretaria e instituições como Cendac, Senai e outras.

Parceria com Sine Estadual – Os cursos oferecidos nos CSUs de João Pessoa (Geisel, Rangel, Cruz das Armas e Mandacaru) estão sendo realizados em parceria com o Sine Estadual, que faz o cadastro para a inclusão no mercado de trabalho.

“Agora estamos com o Sine Estadual itinerante nos CSUs de João Pessoa e estaremos ampliando para os demais municípios. Durante o encerramento dos cursos presenciamos testemunhos importantes de pessoas que estavam desempregadas e que conseguiram vaga no mercado de trabalho ou montaram seu próprio negócio, depois de terem concluído um de nossos cursos”, disse a coordenadora dos CSUs, Sandra Rodrigues.

Os CSUs oferecem cursos variados que atendem a demanda específica de cada Centro, como corte de cabelo, design de sobrancelha, manicure e unhas artísticas, cuidador de idosos, recepcionistas, atendente de farmácia e lanchonete, bolos e doces, pintura em tecido, corte e costura e artesanato, entre outros.

Entrega de certificados – A cada final de curso, a Sedh entrega os certificados de conclusão de curso, momento em que muitos agradecem a oportunidade e se fortalecem para o mercado de trabalho.

Nesta semana, foram entregues os certificados dos alunos da turma de pintura em tecido do Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica). Também houve comemoração no encerramento do curso de guirlanda oferecido no CSU de Esperança.