João Pessoa
Feed de Notícias

Centros Sociais Urbanos de JP vão oferecer inclusão digital para idosos

sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 18:05 - Fotos: 

Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) mantidos pelo Governo do Estado vão oferecer cursos de informática para idosos a partir da próxima terça-feira (11). A aula inaugural acontecerá às 9h no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em João Pessoa. O projeto piloto envolverá os cinco Centros Sociais Urbanos da Grande João Pessoa e o Centro de Capacitação para o 1º Emprego (Cecape), no bairro do Castelo Branco.

O projeto será executado em parceria com o Senac com recursos próprios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Serão oferecidas 120 vagas, desse total 60 são destinadas para inclusão digital dos idosos nos bairros de Mandacaru, Geisel, Cruz das Armas, Rangel e no município de Santa Rita, além do Cecape. O Estado mantém funcionando com recursos próprios 16 CSUs e atende cerca de 1.100 idosos com atividades lúdicas, atendimento fisioterápico e de educação física.

Segundo o gerente de Qualificação Profissional, Jefferson Palmeira, o projeto de inclusão digital integra uma ação do governo que tem objetivo de proporcionar a iniciação de pessoas da terceira idade no mundo digital. “A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Humano é otimizar os espaços de convivência através do Centros Sociais Urbanos. Depois da implantação deste projeto piloto vamos implementar o projeto CSUs Digitais, que prevê a instalação de 18 telecentros no Estado”, disse Jefferson.

CSUs digitais – A Paraíba foi contemplada pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital do Governo Federal, com a criação de 18 telecentros que funcionarão nos 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) do Governo do Estado, no Centro de Capacitação do Primeiro Emprego e no Centro de Inclusão Digital, esse último no Centro de João Pessoa. O projeto da SEDH está entre os 63 aprovados na primeira fase de programa do Governo Federal.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, o objetivo é criar uma rede de telecentros funcionando nos Centros Sociais Humanos, que ficará disponível para comunidade, além de ampliar e qualificar o atendimento do Centro Social Urban.
Locais beneficiados – Centros Sociais Urbanos em João Pessoa: Mandacaru, Geisel, Rangel e Cruz das Armas; CSUs em Santa Rita, Sapé, Guarabira, Itabaiana, Areia, Sousa, Esperança, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Patos. Em Campina Grande, os centros dos bairros de Monte Santo e Maria Rosa.

Ainda na Capital, serão implantados equipamentos no Centro de Inclusão Digital, localizado na Rua Duque de Caxias, e no Centro de Capacitação para o Primeiro Emprego, que fica no bairro do Castelo Branco.

 

Janaina Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH