João Pessoa
Feed de Notícias

Centros de Tratamento de Tabagismo atenderam 252% mais usuários em 2011

quinta-feira, 15 de março de 2012 - 15:45 - Fotos: 

Foto: José Lins/Secom-PB

No ano passado, os Centros de Tratamento do Tabagismo na Paraíba atenderam 252% mais usuários do que em 2010. Foram 2,6 mil usuários em 2011, enquanto no ano anterior foram 738, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Preocupados com a saúde da população, os profissionais da SES e das secretarias municipais de Saúde de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo participaram, na manhã desta quinta-feira (15), da mesa-redonda “Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo”, no Hotel Igatu, bairro do Cabo Branco, João Pessoa. O evento dá início às atividades promovidas pela SES, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo.

De acordo com a Estimativa 2012 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), na Paraíba, 240 pessoas deverão ser acometidas de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, órgãos diretamente afetados pelo tabagismo. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) mostram que, só neste ano, já foram registrados 16 óbitos por câncer de esôfago, laringe e pulmão no Estado.

A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Oliveira, lembrou que, nesta semana, seis escolas estaduais e municipais estão recebendo ações educativas e preventivas contra o tabagismo. “Precisamos dar mais atenção à população adolescente e jovem, para que cresçam conscientes dos malefícios trazidos pelo consumo do tabaco”, observou.

Em todo o Estado, 37 municípios possuem Centros de Tratamento de Tabagismo; em alguns, há mais de uma unidade, como é o caso de João Pessoa e Campina Grande, que têm cinco unidades, cada.

Formando multiplicadores – Com a finalidade de formar agentes multiplicadores da luta contra o tabagismo, técnicos da Agevisa participaram, sob a coordenação da diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos, Helena Teixeira, de uma série de atividades realizadas em escolas das redes públicas estadual e municipal de ensino sediadas em João Pessoa. As atividades envolveram alunos do Instituto Estadual de Educação (IEP), da Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, do bairro do Rangel, dos colégios estaduais Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, e Cônego Nicodemos Neves, na Cidade dos Funcionários I, e das escolas municipais Damásio Franca e Hugo Moura.