João Pessoa
Feed de Notícias

Centro Social Urbano do Rangel conclui cursos e abre novas turmas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012 - 15:55 - Fotos:  Secom-PB

O Centro Social Urbano (CSU) do Rangel, em João Pessoa, encerra nesta sexta-feira (17) duas turmas de cursos profissionalizantes: Cabeleireiro e Auxiliar administrativo, cada uma com 20 alunos. Novos cursos serão oferecidos no local para a comunidade como Confecção de caixa de presentes, Confecção de boneca em tecido, Cabeleireiro e Manicure. As informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6977 ou no próprio CSU, que fica na rua Bom Jesus, s/n, no Rangel.

Quem está concluindo os cursos projeta um futuro melhor, com trabalho e renda. “Gostei muito de ter aprendido algumas técnicas novas. Estou trabalhando em um salão só nos sábados como auxiliar, mas agora aprendi a usar o secador profissional, que não sabia, e com certeza vou poder ganhar mais”, disse Maria Raniere da Silva.

A professora do curso de corte e cabelo, Matilde Travassos, ressaltou que algumas alunas pensam em abrir o próprio salão.

“A nossa turma tem alunos que já são profissionais e outros que estão ingressando na área. Foram 140 horas/aula de corte e escova, com técnicas e também a humanização do profissional, além de falarmos do empreendedorismo. Algumas participantes já pensam em formar sociedade e colocar um salão”.

Os cursos oferecidos no CSU são em parceria com Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), Senai, Sesc e por meio dos profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) – órgão que coordena todos os CSUs do Estado.

Aulas práticas – O CSU do Rangel, no período da noite, está também com o curso de Instalador Hidrossanitário. Segundo a coordenadora do CSU do Rangel, Sandra Carvalho Diniz, a turma é formada pela maioria masculina, mas algumas mulheres também procuraram aprender um pouco mais sobre esta técnica.

“Algumas jovens estão fazendo o curso de Instalador Hidrossanitário porque também ajuda a quem quer trabalhar com vendas, nesta área da construção civil. Para oferecer este curso, precisamos adaptar uma sala do CSU e fizemos um laboratório onde eles podem praticar o que aprendem na teoria”, explicou.

Luciana Lima, estudante do ensino superior, é uma das alunas do curso. Ela disse que decidiu ampliar conhecimentos e aprendeu a manusear bem alguns equipamentos. “Procurei este curso por curiosidade e para descobrir se também gosto de trabalhar com esta área de hidráulica”, afirmou.

Lazer e esporte – O CSU do Rangel disponibiliza ainda aulas de taekwondo, dança do ventre, capoeira e dança de rua todas funcionando no período da noite.

Os idosos também têm lugar garantido no Grupo da Terceira Idade que funciona toda quinta-feira à tarde reunindo cerca de 100 participantes. Eles recebem atenção de profissionais como psicólogos e assistentes sociais.

Melhorias – O espaço passou por melhorias recentemente com investimento de mais de R$ 100 mil. Todo o prédio foi reestruturado e pintado, os banheiros ganharam acessibilidade depois de reformados.

As salas foram adaptadas para os cursos profissionalizantes que exigem aulas práticas. Já os corredores ganharam um toque especial com a doação de telas dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que atendem dependentes químicos.