João Pessoa
Feed de Notícias

Centro realiza mais de 5 mil procedimentos odontológicos por mês

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 11:11 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebra o Dia Nacional da Saúde Bucal, nesta quinta-feira (25), com mais de 5 mil procedimentos realizados por mês, no Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca).  A unidade de saúde voltada exclusivamente à saúde bucal oferece serviços de odontopediatria, clínico, endodontia (canal), cirurgia, radiologia, periodontia (tratamento da gengiva) e prótese ortodôntica.

De acordo com o cirurgião dentista e diretor do Coca, Fernando Eraldo, cerca de 600 pacientes, de diversos municípios paraibanos, são atendidos mensalmente na unidade. “Os problemas de saúde mais recorrentes em nosso atendimento referem-se à ocorrência de cáries, canal, e as complicações que levam à perda dos dentes (extração e próteses)”.

O atendimento no Centro Odontológico de Cruz das Armas é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes precisam ser encaminhados para tratamento e exames por meio das unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs). Muitas vezes, os atendimentos básicos, de baixa complexidade, como tratamento periodontal (restaurações) e de exodontia podem ser feitos no próprio PSF, quando o mesmo possui em seu quadro, um dentista.

Para o diretor do Coca, a população está mais atenta à saúde bucal, tendo em vista que, antigamente, os pacientes só procuravam o dentista para extração ou para colocação de próteses. “Hoje a população procura outros serviços e tem mais cuidado com a saúde de seus dentes, inclusive em relação à necessidade da escovação diária, especialmente após as refeições.”

Fernando Eraldo também enfatiza a importância dos profissionais especializados na saúde bucal. “Em nosso Centro, temos cerca de 60 profissionais, empenhados em melhor atender à população, não só no que diz respeito ao tratamento, mas à prevenção das patologias, buscando orientar os pacientes sobre os cuidados diários com a saúde da boca.”

O Centro, localizado na Av. Cruz das Armas, s/n, atende de segunda a sexta-feira, nos três turnos. O serviço de urgência, no entanto, funciona 24 horas, todos os dias. Nesses casos, a população pode ligar para o número 3215.6023.