Fale Conosco

11 de abril de 2014

Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba completa 20 anos de fundação



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemora nestas sexta-feira (11), 20 anos de fundação, de acordo com a Lei de criação nº 5.871. O início de suas atividades ocorreu na década de 1990, coincidindo com o período de criação da Lei Orgânica de Saúde. A instituição é responsável pela qualificação/formação profissional dos trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS), na Paraíba.

O Cefor-PB tem por missão a formação e capacitação de profissionais na área de saúde, promovendo competências e habilidades para o exercício profissional dentro do mercado de trabalho, contemplando princípios éticos de humanização na saúde e de cidadania, contribuindo para a busca de novos conhecimentos e fortalecimento do SUS, otimizando a assistência à saúde no contexto sociopolítico, no âmbito estadual”, explicou o diretor geral Volmir Brutscher.

Para conseguir alcançar essa missão é necessário capacitar os trabalhadores com novos conhecimentos e avanços da ciência; oferecer subsídios para melhoria da qualidade dos serviços de saúde; contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino; desenvolver competências, habilidades e atitudes específicas na área de saúde e estimular as relações interpessoais entre os trabalhadores de saúde, promovendo a valorização dos mesmos.

Nesses 20 anos de história, o Cefor-PB já realizou cursos como a Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde; curso de Gestão do SUS para secretários municipais de Saúde; curso introdutório para equipes de Estratégia de Saúde da Família, entre outros. Atualmente, os cursos técnicos que estão em andamento são: Técnico em Vigilância em Saúde; Técnico em Saúde Bucal, Complementação para Técnicos de Enfermagem, além da segunda turma de Especialização em Saúde da Família.

O Cefor-PB também tem por responsabilidade a Rede Escola SUS-PB que atua na identificação dos espaços de integração ensino-serviço. “Considerando que os mesmos são cenários privilegiados de prática e do aperfeiçoamento do processo de formação dos profissionais de Saúde”, disse Pedro Alberto Rodrigues, coordenador da Rede Escola no Estado.

Comemoração – Os 20 anos do Cefor-PB serão comemorados nos dias 29 e 30 de abril, no auditório da própria sede com Feira de Saúde e debate sobre “Os desafios dos trabalhadores do SUS” e “A integração ensino-serviço por meio da Educação Permanente”. Essa Feira de Saúde será uma oportunidade dos estudantes/trabalhadores apresentarem trabalhos relevantes sobre temáticas dos cursos que realizam. Alguns trabalhos já foram apresentados em eventos estaduais e nacionais.