João Pessoa
Feed de Notícias

Centro Estadual de Arte promove Semana de Formação Continuada para seus professores

segunda-feira, 22 de julho de 2013 - 18:12 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O Centro Estadual de Arte (Cearte) promoveu, na tarde desta segunda-feira (22), a abertura da Semana de Formação Continuada para seus professores na sua sede, localizada no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro de João Pessoa. A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do Cearte. “Tenho orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no Cearte, pois não envolve apenas as crianças, mas toda a família”, destacou a secretária.

Estavam presentes na abertura professores do Cearte, a coordenadora do Centro, Laura Moreno, a gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Wleika Quirino, a coordenadora do Departamento de Teatro da UFPB, Lúcia Cerpa, a coordenadora de políticas públicas do Rio Grande de Sul, Lierce Cerpa e o representante dos professores, Pádua Lucena.

Na oportunidade, a secretária Márcia Lucena fez uma análise sobre o ensino de arte nas escolas da rede estadual: “O ensino de arte nas nossas escolas é um grande desafio e estamos aprofundando essa conversa com professores da UFPB no sentido de encontrar soluções”.

Para a professora de teatro do Cearte, Verônica Cavalcante, essa formação é uma excelente oportunidade para os professores. “Durante a formação os professores se encontram e trocam experiências, então esse momento é muito rico”, comentou a professora. A Semana de Formação Continuada acontece até a sexta-feira (26) com as seguintes palestras: “Uma educação para afetividade e sensibilidade”, “Leitura do PPP”, “Uma discussão sociológica da Arte” e “Leitura e aprovação do PPP”.

O Cearte possui 300 alunos com aulas regulares e também oferece aulas de extensão, que acontecem em centros comunitários e instituições localizadas em vários bairros de João Pessoa, totalizando uma média de 600 alunos.

Os cursos são destinados prioritariamente aos estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública de ensino. No entanto, estão abertos a estudantes da rede privada e ao público em geral. 

CursosO Centro Estadual de Arte (Cearte) está com inscrições abertas para os cursos semestrais nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais (fotografia, pintura, desenho) para o segundo semestre de 2013. O prazo termina no final de julho.

Na área de música estão sendo oferecidos cursos de baixo acústico, canto lírico, canto popular, harmonia, improvisação, percussão popular, teclado, guitarra, técnica vocal, teoria musical, violão clássico, violão popular e viola caipira. Aos adeptos da dança serão ofertados cursos de dança clássica, contemporânea, salão, do ventre e de rua. Para os amantes do teatro a grade de cursos contempla jogos cênicos, teatro e clown (palhaço). Além desses, serão oferecidos cursos de cerâmica, desenho, fotografia, fotografia artesanal, pintura, redação artística, oficina de desenho e história da arte.

As aulas serão iniciadas no dia 6 de agosto e cada turma comporta um número limitado de alunos. Por esse motivo, a coordenação do Cearte informa que os interessados devem procurar o Centro o mais rápido possível para efetuarem a matrícula.

Inscrições - No ato da inscrição os estudantes veteranos deverão comparecer apenas para reajustar a ficha cadastral. Já os novatos deverão apresentar histórico escolar acrescido de uma foto 3×4 e os demais devem apresentar documentos pessoais.

Para os estudantes da rede pública é cobrada uma taxa semestral no valor de R$ 30. Já para os estudantes da rede privada e o público em geral o valor é de R$ 80.

– Os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 e 3214-3412.