Fale Conosco

22 de agosto de 2013

Centro Estadual de Arte apresenta o espetáculo “Abismo”



O Centro Estadual de Arte (Cearte), em parceria com a Arlequim Produções, apresenta nesta sexta-feira (23), às 19h, o espetáculo teatral “Abismo”.

A temporada segue com mais três apresentações do espetáculo nos dias 30 deste mês agosto e 13 e 20 de setembro. Com os atores Ana Valentim e Joevan Oliveira, o espetáculo fala sobre duas personagens não reconhecíveis que surgem ao acaso em ambiente estranho e em uma situação incomum.

Os artistas irão proporcionar aos espectadores ver caricaturas que se perdem do sentido convencional. Surdos, loucos e irracionais reflexo de suas angustias, desejos sombrios, contradições que se materializam na forma de um diálogo estúpido que surge do sentimento de incerteza, de perda de referência.

Para a atriz Ana Valentim, a parceria com o Cearte foi indispensável para o êxito da temporada que busca resgatar um texto da década de 60 quando a França saia do período pós-guerra. “Aqui encontramos um local para ensaios e, em contrapartida, faremos no Cearte uma temporada de quatro semanas, onde o público verá um espetáculo que ao mesmo tempo que é antigo, trás temas contemporâneos. O texto original ‘Delírio a dois’ tem nova adaptação de atores, figurinos e cenografia para colocar as pessoas em novos espaços e provocar sensações, questionamentos”, disse a atriz.

Ela explica que o diálogo travado entre o casal remete a reflexões mais profundas do ser humano. “Na época em que foi escrito o texto original as pessoas estavam com medo de sair às ruas e existia aquele conflito interno e externo. Fizemos um link da situação para o contemporâneo, como o medo da violência que nos faz ficarmos mais dentro de casa, e o caos e o barulho urbano”, destaca.

De acordo com a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, a realização dessa temporada é um privilégio para os estudantes que poderão ver de perto a atuação profissional dos atores. “Já realizamos essa experiência de três meses no ano passado com o espetáculo ‘Anágoas’, da Companhia Oxente de Teatro. Este novo grupo irá trazer um público diferenciado para dentro da escola e nossos alunos acabarão aprendendo novos ensinamentos com os profissionais. Assim todo mundo acaba ganhando”, informou.

Os espetáculos serão encenados na Sala de Pedra do Centro Estadual de Arte, localizado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, Centro de João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 8763-9965/8820-5699 e 3214-2923.