João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Referência das Culturas Populares será implantado em JP

quarta-feira, 31 de março de 2010 - 17:04 - Fotos: 

Se depender dos esforços da Subsecretaria Executiva de Cultura do Estado, até o final deste ano, estará em pleno funcionamento o mais novo espaço para a fomentação, promoção e difusão das culturas populares. Para isso, diversos órgãos ligados à cultura como o Ministério da Cultura (MinC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fórum Estadual de Cultura Popular e  Mestres da Cultura Popular, se reuniram nesta quarta-feira (31) para discutir e tratar dos desdobramentos para a criação deste Centro.

Alguns objetivos do Centro de Referência é restaurar e dar nova destinação a espaços públicos no Centro Histórico de João Pessoa; organizar, a partir dos principais ciclos festivos (Natal, carnaval, São João)  um calendário de eventos e de atividades diversas.
         
Para o subsecretário David Fernandes, a criação desse Centro vai possibilitar o inventariado das expressões artísticas culturais populares e tradicionais, com vistas ao seu reconhecimento e registro como patrimônio imaterial da cultura paraibana e brasileira e posterior construção dos planos de salvaguarda.
          
O assessor do MinC, Marcelo Manzatti, que também esteve presente avaliou o projeto como algo de muito importante para a cultura do Estado e afirmou que há disponibilidade de recursos para investir no projeto. “Agora, é aprontar o projeto, apresentar e aguardar a liberação”, concluiu. O projeto será apresentado ao MinC no dia 28 de abril. Até lá, uma comissão de trabalho se reunirá todas as semanas na elaboração do mesmo.

Da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Cultura