Fale Conosco

10 de dezembro de 2013

Centro de Referência da Mulher de Campina Grande completa um ano de funcionamento



O enfrentamento à violência doméstica na região de Campina Grande será tema de discussão de especialistas da área no evento “Juntos (as) somos mais fortes”, que a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana realiza, nesta quinta-feira (12), no auditório do Ministério Público da cidade, em comemoração ao primeiro ano de instalação do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes.

O evento terá palestra com a professora doutora curso de Enfermagem da UEPB, Fátima Silveira, e a participação da delegada da Mulher, Herta França; da coordenadora de Políticas Públicas da prefeitura de Campina Grande, Marli Castelo Branco e da juíza Renata Barros, do Juizado da Mulher, além de representantes do Ministério Público.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, avalia a instalação do serviço de referência como uma ação de extrema importância. “O serviço contribui para a consolidação da política de assistência e prevenção à violência contra as mulheres, especificamente na região da Borborema, atendendo cerca de 17 cidades. Além do atendimento psicossocial e jurídico, a equipe também visita cidades para fazer palestras e fortalecer a rede de atendimento”, disse Gilberta.

O Centro foi inaugurado em 12 de dezembro de 2012, pelo governador Ricardo Coutinho, e integra a rede de atendimento às mulheres em situação de violência de gênero. Foi instituído por meio do Convênio 073/2010, parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e a Secretaria Especial de Política Pública (SPM) da Presidência da República.

Em apenas um ano de funcionamento, o espaço prestou atendimento a 209 mulheres vítimas de violência doméstica na região da Borborema. Desse total, 46% dos casos são de violência física seguida de psicológica. Informações sobre o atendimento podem ser obtidas na Rua Pedro I, 558, no bairro São José. Telefone: 3342 9129.