João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Equoterapia da PMPB comemora dois anos de atividade

segunda-feira, 4 de abril de 2011 - 11:46 - Fotos: 

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba comemorou no último sábado (2) dois anos de fundação. A solenidade aconteceu no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, e contou com a presença dos pais e dos portadores de necessidades especiais que praticam suas atividades naquele Centro.

Para o comandante do Regimento de Policiamento Montada (Cavalaria), major José de Anchieta Leite, o Centro de Equoterapia vem desenvolvendo um papel fundamental nas vidas das famílias que tem portadores de necessidades especiais, pois são visíveis a melhora das crianças e dos adolescentes.

O evento contou com apresentação de um vídeo, mágico, e o desfile do mais novo membro do Centro de Equoterapia, a égua. Logo após foi servido um coquetel para os presentes.

Equoterapia – É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.