Fale Conosco

12 de outubro de 2011

Centro de Educação Produtiva de Mamanguape realiza caminhada de combate às drogas



Intensificar a campanha contra o uso de drogas e promover a interação entre o poder público e a sociedade civil são os objetivos da ’1ª Caminhada Vida sim, drogas não’, que será realizada na cidade de Mamanguape nesta quinta-feira (13), às 8h. O evento será promovido pelo Centro de Educação Produtiva (CEP), com a participação do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB).

O CEP é uma instituição não-governamental que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco, promovendo sua reintegração familiar. Atualmente, a instituição abriga 36 internos, com idade entre 10 e 17 anos, das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Mataraca e Belém. No local, eles estudam e são capacitados através de cursos de marcenaria, informática e artesanato, e também se dedicam a atividades de campo.

De acordo com o coordenador do Centro de Educação Produtiva, João Batista de Lima, a dependência química é uma questão de saúde pública e o tratamento muitas vezes deve ser independente da vontade do paciente. “A maioria deles estava fora da escola, e além do contato com a droga teve envolvimento com pequenos furtos. Eles são encaminhados pelo Juizado da Infância”, disse.

Para Ana Ouro, psicóloga do Programa de Políticas Públicas sobre Drogas, o evento é uma oportunidade de articular o poder público e a sociedade civil no combate às drogas. “Nós sozinhos não temos como acabar com esse mal, que assola tantas famílias em nosso Estado. Apenas com o engajamento de todos é que teremos o fortalecimento dessa causa tão nobre e poderemos obter eficácia no combate ao tráfico e ao uso de drogas”, ressaltou.

A caminhada partirá da Praça da Bíblia e seguirá até o Centro Cultural Fênix. No local, serão realizadas palestras proferidas pela promotora da Vara da Infância e Juventude, Ana Maria de França, pelo promotor de Justiça Marinho Mendes, pelo comandante da PM na cidade, Major Fabian, pelo representante do Grupo Casais com Cristo, Severino Ramos, e a pela coordenadora do CAPS Regional, Marilene Martins.

Também participarão do evento alunos das escolas públicas de Mamanguape, do ProJovem de Itapororoca e de Capim, da escola Geo de Sapé, representantes do Caps de João Pessoa e representantes do Ministério Público Estadual.