Fale Conosco

3 de abril de 2013

Centro de Educação de Jovens e Adultos realiza projetos de saúde e geração de renda em Campina Grande



O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS), da rede estadual de ensino, em Campina Grande, realiza nesta quarta-feira (3) a apresentação dos projetos “Educação, Inclusão e Geração de Renda” e “Saúde e Prevenção no CEJA” para a comunidade escolar. O evento acontece na própria unidade de ensino das 8 às 17 horas.

O objetivo do projeto “Educação, Inclusão e Geração de Renda” é dinamizar o plano pedagógico de forma a valorizar os talentos dos alunos dando-lhes novas perspectivas de trabalho, como o artesanato.  Neste projeto há oficinas de trabalho manual, a exemplo de confecção de bijuterias, crochê, ponto cruz e também de reaproveitamento de alimentos e reciclagem.

De acordo com a diretora do CEJAS, Olga Oliveira, o projeto alia o desenvolvimento de uma profissão à geração de renda para os alunos. “Eu acredito que esse projeto vai ser uma verdadeira revolução para muitos alunos, pois vários deles alegam que demoram a vir para a escola por falta de condições financeiras”, destacou a diretora.

Para a aluna Raquel Lima, de 21 anos, a aprendizagem e interação é um ganho a mais no projeto. “É ótimo aprender. Eu pretendo participar de todas as oficinas, pois aprendendo eu posso praticar e fazer em casa para vender, é uma renda extra”, afirmou a estudante.

Já no projeto “Saúde e Prevenção no CEJA”, coordenado pelo professor George Galberto, o objetivo é o atendimento básico e monitoramento da saúde dos funcionários, alunos e comunidade local. Semestralmente uma equipe de profissionais da saúde irá à escola para realizar testes de diabetes, aferição de pressão e orientação alimentar.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS) atende a mais de 2.500 alunos de Campina Grande e outras cidades jurisdicionadas pela 3ª Gerência e é destaque na Paraíba pela excelência na qualidade de ensino.