Fale Conosco

4 de junho de 2014

Centro de Educação de Jovens e Adultos de Mari lança o Projeto “Plante uma Árvore”



O Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) da cidade de Mari realiza, nesta quinta-feira (5), uma caminhada para lançar o Projeto “Plante uma Árvore”. Os 258 alunos do Centro vão mobilizar a comunidade, envolvendo igrejas, sindicatos, comerciantes e escolas públicas, para uma conscientização ambiental.

Este projeto, que já acontece dentro do CEJA, nasceu porque percebemos que a cidade de Mari tem poucas árvores e as poucas que há estão sendo cortadas”, disse a diretora Teresa Cristina.

Durante a caminhada, uma árvore será plantada e outra podada com o intuito de demonstrar aos cidadãos como fazer este procedimento da maneira correta. “Muitos moradores não se interessam em arborizar a cidade porque o preço da poda é elevado para solucionar esta questão e estamos dialogando com os vereadores de Mari para que seja criada uma lei solicitando da Prefeitura a poda das árvores”, completou Cristina.

Além de músicas que cantam o meio ambiente, serão expostas faixas com os seis motivos para plantar uma árvore: regulagem da temperatura, sombras, proteção do solo, preservação do ciclo de água, redução da contaminação do ar e preservação da fauna e da flora. Foi firmada também uma parceria com a Emater-PB para realizar palestras sobre o meio ambiente nas escolas públicas de Mari, a fim de que os alunos sejam ensinados e conscientizados.

CEJA- Os Centros oferecem uma modalidade de ensino semipresencial, na qual o aluno escolhe o turno que deseja estudar, leva o material para estudar em casa, volta ao centro em caso de dúvidas e quando se sentir apto retorna para fazer as avaliações conforme o componente curricular escolhido.

Em todo o Estado funcionam 10 Cejas, nos municípios de João Pessoa, Mari, Campina Grande, Patos, Sousa, Itaporanga, Catolé do Rocha e Cajazeiras atendendo a 6.102 estudantes, sendo 3.076 alunos no ensino fundamental e 3.026 alunos de ensino médio. Para ingressar nos Cejas, no ensino fundamental os alunos devem ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio, 18 anos. Os interessados devem procurar um dos Centros e realizar a matrícula.