Fale Conosco

10 de julho de 2012

Centro de Educação da PM forma 49 alunos em cursos de pós-graduação



placa de formandos centro de ensino pm formatura foto keide teixeira 4O Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba, por meio do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa, concluiu, na manhã desta terça-feira (10), mais duas turmas dos cursos de especialização oferecidos pela instituição. Ao todo, foram formados 49 alunos, sendo 11 deles no Curso de Especialização em Gestão de Tecnologias Educacionais (Cegeste) e 38 no Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp).

A solenidade de conclusão dos cursos aconteceu no auditório do Centro de Ensino, localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, reunindo formandos e seus familiares, bem como representantes das corporações e do Governo do Estado.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, foi homenageado pelos pós-graduados do Cesp. Os formandos batizaram a turma, oficialmente, com o nome do coronel. Entre os concluintes do curso estavam oficiais capitães da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, além de oficiais do Corpo de Bombeiros. Deles, dois pertencem à PM do Rio Grande do Norte.

Já os formandos do Cegeste homenagearam a professora Lenise Oliveira Lopes Sampaio, identificando a turma com o nome dela. Entre os concluintes estavam desde soldados a coronéis, e civis – já que o curso era aberto ao público em geral que atua na área da segurança. Na turma, existiam estudantes da Paraíba, Distrito Federal, Acre, Amazonas, Maranhão e Alagoas.

De acordo com o diretor da instituição, coronel Daniel Sales Silva Júnior, a formação dos participantes dos cursos é de vital importância para a qualificação da segurança pública. “Por meio do Cesp, preparamos os futuros gestores de segurança pública, que vão comandar companhias, batalhões, unidades policiais. Com esse curso, esses profissionais podem ser, inclusive, promovidos ao posto de tenente-coronel e até coronel”, destacou.

Já pelo Cegeste, ainda segundo o coronel Sales Júnior, a PM mostra sua preocupação em preparar oficiais para o ensino. “Precisamos de bons professores para termos bons profissionais de segurança pública. Exatamente por isso, essa especialização é tão fundamental”, acrescentou.secretaria de comunicacao centro de ensino pm formatura foto keide teixeira 8

Solenidade – Representando o Governo da Paraíba na solenidade, a secretária de Estado da Comunicação Institucional, Tatiana Domiciano, parabenizou os formandos pela conclusão de mais uma etapa profissional. “Imagino o quanto foi difícil conciliar os estudos com o trabalho de vocês. Nos tranquiliza saber que temos um corpo formal de segurança buscando ser cada vez melhor. Esta é mais uma importante ação do Governo, por qualificar quem faz segurança. Registro meu orgulho por mais esse passo à frente dado na profissão de vocês e desejo que continuem tendo uma carreira brilhante”, falou aos formandos.

Já o comandante geral da PM paraibana, coronel Euller de Assis Chaves, em sua fala aos concluintes, destacou a importância de se aliar segurança pública e educação. “Não basta estudar, recepcionar conteúdos. Temos que ter atitude para agir, mudar, fazer nosso trabalho de forma humana e solidária. O conhecimento não será conhecimento se não for colocado em prática”, destacou.

Cursos – Os cursos tiveram duração de dez meses, sendo cerca de 80% da carga horária destinada a aulas presenciais e o restante destinado à elaboração de pesquisa, já que cada participante precisava desenvolver monografia ao término do curso e apresentá-la a uma banca acadêmica. As aulas aconteciam três vezes por semana, pela manhã e à tarde.

Já o corpo docente foi formado contando com parcerias com instituições de ensino superior não apenas da Paraíba. Esta foi a 12ª turma formada pelo Centro de Ensino da Polícia Militar paraibana no Cesp e a 7ª no Cegeste.