João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Convenções sedia seu primeiro evento

sábado, 29 de setembro de 2012 - 11:27 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, na noite desta sexta-feira (28), a 2ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, primeiro evento no novo Centro de Convenções e que coloca a Paraíba na rota do turismo nacional.  “Este é um evento que abre portas para a Paraíba. Estamos depositando nossas fichas no desenvolvimento de uma das mais importantes cadeias produtivas, que é a do turismo”, pontuou o governador na abertura do evento.

Ricardo destacou a importância do primeiro evento do Centro de Convenções ser na área do turismo por  dialogar com aquilo que “queremos e precisamos para o Estado. Estamos num momento de abertura de um novo ciclo econômico na Paraíba que passa pelo desenvolvimento da indústria turística e que requer muito trabalho e profissionalismo não apenas dos poderes públicos, mas de todos do trade turístico”.

O governador informou que o Centro de Convenções, que deverá ser inaugurado definitivamente até o final de agosto do próximo ano, representa um dos maiores investimentos que a atual gestão está fazendo (R$ 175 milhões) e que um mês depois que foi inaugurado já começa a dar bons frutos.  “Com isso não vamos atrair apenas grandes eventos para cá, mas abrir uma perspectiva de instalação de hotéis, bares e restaurantes que trarão um grande reflexo na geração de empregos”, ressaltou.

Desafios- Ricardo Coutinho afirmou que o evento dialoga com outros desafios, que são a ampliação da oferta de hotéis e leitos, ativação do pólo turístico em torno do Centro de Convenções e a melhor qualificação da mão de obra, pois, conforme observou, quem visita uma cidade tem que ser bem tratado e bem atendido para querer voltar. Ele contou que durante a feira conversou com a representante de uma universidade particular que lhe informou sobre o foco da instituição em buscar qualificar recursos humanos para aproveitar as demandas deste novo momento que passa o turismo na Paraíba.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, a realização do Festival de Turismo de João Pessoa demonstra a decisão acertada do governador de inaugurar o centro de exposições e o estacionamento do Centro de Convenções e movimentar ainda mais o setor. “São mais de 500 agentes de viagens, expositores e jornalistas que estão movimentando a economia da Capital. Este governo está no caminho certo do turismo e por isso bate todos os recordes de visitação, passageiros e ocupação de hotéis. Estamos nos tornando um forte destino turístico”, completou Feliciano.

Antes da abertura oficial do evento, o governador percorreu a feira onde conversou com os representantes do trade turístico do país e fez a abertura simbólica do estande do consulado do EUA ao lado da cônsul do país no Nordeste, Usha Pitts, e da vice cônsul Caterine Fisher.

O estande do consulado dos EUA no Nordeste também chamou a atenção dos visitantes e ofereceu serviços como a retirada de vistos. A cônsul dos EUA no Nordeste, Usha Pitts, disse que a presença do consulado tem o propósito de mostrar todo potencial turístico do pais, que, segundo enfatizou, não se resume só a Disneylandia, mas Las Vegas, New York, São Francisco, Califórnia, Grand Canyon e também possibilitar a retirada de vistos mais rápido para os nordestinos que querem conhecer a América do Norte.

A diplomata explicou que um dos desafios do consulado é divulgar as potencialidades turísticas do Nordeste aos norteamericanos que conhecem ou ouviram falar do Rio de Janeiro e São Paulo, mas ainda não abriram os olhos para o Nordeste, “inclusive o belíssimo e acolhedor Estado da Paraíba”.

Participaram da abertura do festival, o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV), Antônio Azevedo, os empresários  e promotores do evento Cláudio Júnior, Breno Mesquita e Bruno Mesquita,o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba, Marcos Mucinni, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, e  presidente PBTur, Ruth Avelino. O coral do Unipê que fez uma apresentação performática e grupos folclóricos  integraram a programação cultural do evento.