João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Convenções: obras do Mirante estão em fase de conclusão

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 16:44 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

As obras de construção do Centro de Congressos, do Teatro e do Mirante do Centro de Convenções  ‘Poeta Ronaldo Cunha Lima’, em João Pessoa, seguem em ritmo normal do cronograma estabelecido. Depois da inauguração do Salão de Feiras no mês de agosto, o próximo ambiente a ser concluído é o Mirante. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.

O Mirante, que é um tronco de pirâmide invertido, será revestido  com alucobond, (painéis de alumínio composto) que darão beleza à obra. A construção tem altura de 64 metros no seu topo, mas a área para contemplação dos turistas tem altura de 57 metros, o equivalente a um prédio de 17 andares. No primeiro piso já está pronto o restaurante.

Os dois elevadores do Mirante estão sendo instalados e a previsão é de  ser  concluído entre dezembro deste ano a janeiro de 2013. De acordo com o engenheiro Mata Ribeiro, atualmente cerca de 800 operários trabalham nas obras.

Obras – No Centro de Congressos está sendo colocado esta semana o concreto da primeira laje dos blocos administrativos que terão três pavimentos.  Terá auditório para 2.340 pessoas. A cobertura também está sendo implantada. As obras do Teatro e do Centro de Congressos têm prazo para conclusão em julho do próximo ano. O teatro terá 3.042 lugares. Na construção do Centro de Convenções atuam engenheiros, arquitetos, mestres de obra, operários. Operários de várias cidades da Paraíba.

A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos comportam mais de mil automóveis. Os investimentos totais nas obras são estimados em R$ 170 milhões.

O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída. Em agosto foi sede do 2º Festival de Turismo de João Pessoa e no período de 22 a 24 de outubro abrigará a Convenção Paraibana de Supermercados 2012.

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

Segurança do trabalho – O Centro de Convenções de João Pessoa é a maior obra em execução pelo Governo do Estado. Mais de 2.100 trabalhadores já passaram pela obra. Teve etapas em que o número de operários  superou mais de 1.000 pessoas. A técnica de segurança do trabalho Íngrid Diniz Felinto, informa que todos os dias antes de começar suas tarefas os operários têm um momento de diálogo com a equipe de segurança.

“A gente trabalha muito com  a conscientização para evitar acidentes  e até hoje a gente tem atingido a meta”, declarou Ingrid. Todos os trabalhadores trabalham com equipamento de proteção individual. Cintos de segurança também são utilizados porque a obra tem várias áreas muito altas, a exemplo do mirante. A equipe de segurança e saúde no trabalho inclui uma médica e uma enfermeira.