João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Convenções recebe montagem de quadras para os Jogos Escolares da Juventude

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 18:52 - Fotos:  João Francisco

O Centro de Convenções de João Pessoa está recebendo, nesta segunda-feira (10), os últimos ajustes da montagem final das quadras de futsal e handebol para realização de partidas dos Jogos Escolares da Juventude 2014. O trabalho está sendo realizado no Pavilhão de Feiras e Eventos, que a partir desta terça-feira (11) passa a sediar parte das competições esportivas do evento nacional, que seguem até o próximo dia 15 de novembro.

“A estrutura do Centro de Convenções está ultrapassando as expectativas, pois, além de comportar a sede do COB, sediou modalidades individuais e agora encontra-se pronto para ter jogos na etapa das modalidades coletivas. O Governo do Estado mostra a importância em investir e deixar os equipamentos para servir vários segmentos”, ressaltou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado, Tibério Limeira.

Oito pessoas especializadas nesse tipo de trabalho e treinadas pela própria equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estão envolvidas na preparação das duas estruturas. Cada uma das quadras irá receber diariamente sete partidas, sendo três no período da manhã e quatro no turno da tarde.

O local aqui é excelente, temos inclusive espaços de sobra para montar as duas quadras, o que facilitou o trabalho de estruturação e as fases seguintes do processo. A iluminação também é excelente e não precisaremos montar nenhum ponto extra de luz caso exista a necessidade de se realizar alguma partida no período da noite”, destacou Florisvaldo Araújo da Cunha, responsável pela Montagem e Transporte das Quadras do COB.

O material específico utilizado para colocação dos pisos veio do Rio de Janeiro, transportado pela própria equipe do Jogos, através de rolos. Depois que chegaram na capital paraibana, as estruturas precisaram passar por uma média de dois dias de descanso, tempo recomendado para que o piso possa apoiar bem no chão e oferecer as condições técnicas exigidas para realização das partidas.

Após esse processo, os pedaços foram colados entre si e ao solo pela parte inferior, para prevenir que eles não se descolem no decorrer das partidas. As marcações são realizadas de acordo com o padrão exigido por cada modalidade, nesse caso específico as normas técnicas do handebol e do futsal. As quadras possuem uma metragem de 40x20m e as delimitações de cada área já vêm pré-desenhadas, apenas para serem aplicadas.

Esse trabalho de marcações foi iniciado hoje pela manhã e deverá ser concluído normalmente dentro do prazo, previsto para o início da noite. A partir daí só será necessária a manutenção e a limpeza das placas, para que os espaços estejam adequados para receber os atletas”, acrescentou Cassius Duran, coordenador de Infraestrutura dos Jogos Escolares da Juventude.

O responsável pela montagem também garantiu que, depois da fixação das estruturas, o uso para competições pode ser feito por tempo indeterminado, com tanto que as equipes de plantão estejam sempre fazendo a manutenção das faixas de marcação e limpeza do espaço. A programação do setor de Operações dos Jogos determina que depois de cada dia de evento seja realizada uma limpeza geral do piso, conduzida com produtos específicos para que as condições de jogos estejam garantidas no dia seguinte.

Arquibancadas – A estrutura das arquibancadas é a mesma utilizada durante os dias 7 e 10 de novembro, nas disputas da Luta Olímpica e do Judô, com capacidade para receber uma média de 250 torcedores em cada uma.

A quadra de vôlei montada na Universidade Federal da Paraíba também foi estruturada pela equipe de montagem do COB, há cerca de cinco dias. O espaço tem sido monitorado diariamente até o dia do início das competições .

Os Jogos Escolares da Juventude 2014 é uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa.