João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB realizará Seminário de Formação a partir desta quin

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 14:56 - Fotos: 

Com o objetivo de envolver os servidores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba e sensibilizá-los sobre a importância da coleta seletiva e da responsabilidade com o planeta, a partir de seus locais de trabalho, um grupo formado por educadores ambientais do CCBS promoverá, no Campus I, bairro de Bodocongó, em Campina Grande, quinta-feira (09) e sexta-feira (10), o “1º Seminário de Formação para Funcionários do CCBS: resíduos sólidos; problemas e perspectivas”.

As palestras serão ministradas no Auditório de Psicologia, pelos docentes Talden Farias, Maria de Fátima Araújo e José Valberto de Oliveira, em três turnos distintos, para que todos os servidores possam participar e discutir as adversidades e as possíveis soluções relacionadas aos resíduos gerados no Centro.

De acordo com os organizadores, a importância do Seminário reside, também, no intercâmbio do conhecimento, promovido por meio da integração de professores e alunos de várias áreas, que debaterão a questão ambiental e contribuirão com a sustentabilidade. Entre eles, estão os graduandos dos cursos de Química, Biologia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Farmácia.

Mais sobre o projeto

O projeto foi elaborado pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (CGRSS), implantado no CCBS da UEPB e coordenado pela professora Lindomar Belém.

O trabalho ainda conta com o apoio da professora Mônica Maria da Silva, também responsável pelo Projeto GIRES (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), que procura implantar a coleta seletiva no CCBS e mobilizar chefes de departamento, alunos e professores. Esta última etapa envolve justamente os funcionários, que, segundo a docente, são peças fundamentais para o bom reaproveitamento do lixo produzido no local.

“O importante é que esses resíduos não sejam enviados para o lixão de Campina Grande, mas repassados aos catadores de material reciclável”, disse Mônica, lembrando que a UEPB também está implantando seu próprio espaço de compostagem, com a finalidade de aproveitar os resíduos orgânicos do CCBS, transformando-os em adubo.

Além disso, foram confeccionadas caixas de papelão para servir de depósito de papel em cada setor, o que facilita a organização do material enviado às organizações, cooperativas e associações de catadores de Campina Grande.

Atualmente, dois grupos estão diretamente envolvidos com o trabalho: a cooperativa CATAMAIS, do projeto Transformar para Incluir, organizado pela professora da UEPB, Maria de Fátima Araújo; e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (ARENSA).

Ascom/UEPB