Fale Conosco

23 de setembro de 2011

Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente promove ações no interior do Estado



O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), em parceria com o Governo do Estado, vai intensificar suas ações de capacitação voltadas para o interior do Estado. A partir da próxima quarta-feira (28), a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, apresenta em Sousa o seminário “Cidadania, Empreendedorismo e inclusão social”, voltado à preparação de mulheres para o mercado de trabalho.

No mês de outubro, será a vez dos municípios de Patos e Campina Grande abrirem as discussões, além de João Pessoa e Cabedelo. O evento, que capacita mulheres de comunidades carentes no projeto “Florescer Feminino”, é promovido pelo Governo do Estado e Cendac, em parceria com a Eletrobrás.

Segundo Valquíria Alencar, graças à parceria com a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), houve um aumento significativo dos cursos ofertados no Centro. “Temos cursos de associativismo, corte e costura, arte culinária e garçom, destinados a homens e mulheres”, frisou.

Os cursos serão realizados a partir desta sexta-feira (23) na cidade de Bonsucesso, no Sertão paraibano. Também será realizada uma oficina sobre o tema “Política Nacional da Assistência Social”. Nessa primeira etapa, os participantes foram escolhidos pela prefeitura por meio de critérios como situação econômica e exercício de atividade na área da capacitação a ser realizada.

Em Bonsucesso foram selecionadas 30 pessoas, sendo 15 delas mulheres agricultoras e 15 profissionais ligadas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, Conselho de Ação Social, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Cendac – O Cendac é uma entidade filantrópica fundada em 1975. O centro desenvolve ações de apoio às crianças de creches, educação para jovens, mulheres e adultos, visando à geração de ocupação e renda ou a inserção no mercado de trabalho desses segmentos.