João Pessoa
Feed de Notícias

Centro da UEPB realiza 5ª edição da exposição Momento Ciência

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 19:01 - Fotos: 

Como parte da programação de eventos inseridos nas comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em todo o País, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na quinta-feira (22), no campus de Campina Grande, o ‘Momento Ciência’. A exposição teve como objetivo apresentar à comunidade os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo CCT, nas áreas de Química Licenciatura, Química Industrial, Matemática, Física e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Na oportunidade, foram apresentados os projetos do Departamento de Física como experimentos em eletricidade e mecânica; elaboração e produção de detergentes, desinfetantes e tijolos pelo Laboratório Itinerante; e exposições de mágicas e materiais lúdicos, que remetem à aprendizagem da Matemática e da Física. Participaram do evento como expositores, alunos bolsistas dos Programas de Extensão, Iniciação Científica, Laboratório Itinerante de Química e o Projeto de Ciência e Arte na Feira. Também foi convidada, como expositora, a Escola de Referência Benedita de Morais Guerra, da cidade de Macaparana (PE), que tem como professor um ex-aluno graduado pela UEPB, Oberlan da Silva.

O foco principal destes projetos é justamente demonstrar aos alunos secundaristas de maneira prática, as teorias científicas ensinadas em sala de aula. Segundo o bolsista Gilson Maceió, do curso de Licenciatura em Física, demonstrações desse tipo refletem consideravelmente na apreensão dos conteúdos pelos alunos. “Percebo que os experimentos despertam a curiosidade e o interesse nos estudantes. Nesse momento, nós, tutores, aproveitamos para ensinar a ciência, tornando muito mais fácil a aprendizagem”.

Essa metodologia é tão expressiva em bons resultados que professores graduados pela UEPB mantêm a prática. A prova disso é que o professor Oberlan foi convidado a participar do “Momento Ciência” justamente por se utilizar dessas atividades na escola pernambucana. De acordo com ele, projetos semelhantes funcionam como ferramentas de inclusão. Dessa forma, crianças que não têm contato com a ciência, quando ensinadas, passam a ter o desejo de praticar. O evento recebeu ainda excursões das escolas secundárias Monte Carmelo, Ademar Veloso, CDF e Ipen.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB