Fale Conosco

3 de outubro de 2013

Centro Cardiológico de Pombal realiza mais de 2.400 exames em um ano e cinco meses



Inaugurado em maio de 2012, o Centro Cardiológico Médico Hospitalar Avelino Dias e Queiroga vem beneficiando aproximadamente 70 mil pessoas das cidades de Pombal, São Domingos, Paulista, Lagoa, São Bentinho e Cajazeirinhas. Em um ano e cinco meses de funcionamento foram realizados 2.417 exames, sendo 1.823 eletrocardiogramas, 522 ecocardiografias, 40 exames de monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa), 20 exames de Holter e 12 testes ergométricos. Além disso, foram realizadas 1.273 consultas.

O Governo do Estado investiu, através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, R$ 170 mil para que a Prefeitura de Pombal instalasse o Centro de Diagnóstico e cumprisse a contrapartida solidária como o aumento de procedimentos de saúde e a melhoria de indicadores de saúde. O município cumpriu a meta e esse centro está entre as primeiras obras do Pacto Social entregues à população.

De acordo com a secretária de Saúde de Pombal, Rosilene Freitas, os pacientes atendidos no Centro Cardiológico encontram à sua disposição uma completa equipe multiprofissional, com médicos cardiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogo. “O Centro vem melhorando a qualidade de vida e contribuindo para longevidade dos seus pacientes. A importância do Centro é evidente quando são observadas as estatísticas relacionadas às doenças cardiovasculares. A inauguração do Centro em Pombal foi um avanço para a saúde de toda a região”, disse.

No Brasil, 300 mil pessoas são vítimas de infarto agudo do miocárdio. Deste total, 77 mil chegam a óbito, transformando o problema em uma das principais causas de mortalidade no País. Na Paraíba, estima-se que 20% da população com mais de 60 anos sofra com algum tipo de problema cardíaco. Só a região de Pombal possui mais de 2 mil cardiopatas.

A unidade hospitalar conta com ultrassom ecográfico, eletrocardiograma, desfibrilador, teste ergométrico, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa) e Holter. O Centro também realiza o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, além de exames preventivos.

Segundo Ernesta Severa dos Santos, 69 anos, moradora de Pombal, antes da inauguração do Centro Cardiológico, a população sofria com a falta dos serviços na região. “Antes a gente tinha que se deslocar para ser atendida, para fazer esses exames, era muito ruim. Hoje, para fazermos um ecocardiograma, por exemplo, não precisamos mais nos deslocar. O atendimento aqui é ótimo. Já fiz ecocardiograma e hoje estou fazendo o Mapa”, disse.

Descentralização – De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 2 mil pessoas diagnosticadas com cardiopatias na região, e que antes buscavam atendimento em João Pessoa e Campina Grande, agora têm um atendimento de média complexidade na região do Sertão.

O Centro Cardiológico Médico Hospitalar Avelino Elias e Queiroga fica localizado na Rua Coronel João Leite, no centro de Pombal. O telefone para contato é 3431-2609.