Fale Conosco

8 de agosto de 2011

Central Móvel realiza pesquisa nas cidades do “Caminhos do Frio”



A Central Móvel de Informações Turísticas da Paraíba vai estar neste final de semana (dias 13 e 14) na cidade de Pilões, que integra a Rota Cultural – Caminhos do Frio, na região do Brejo paraibano. O objetivo da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é implementar a divulgação dos roteiros turísticos da Paraíba, utilizando os recursos técnicos da unidade móvel.

No último sábado (6), a Central Móvel esteve em Serraria (distante 88 quilômetros de João Pessoa), onde técnicos do Cadastur, órgão responsável pelo Cadastro dos Prestadores de Serviços do Ministério do Turismo, aplicaram uma pesquisa para mensurar a satisfação dos visitantes.

De acordo com a coordenadora do Cadastur, Mara Belizário, o objetivo é conhecer o perfil do turista que participa do evento. “Também iremos reforçar a importância do cadastro dos prestadores de serviços turísticos que atuam naquela região”, afirmou.

A coordenadora de divulgação da estatal de turismo, Juliana Jardim, informa que durante o mês de agosto, a unidade móvel vai estar presente nas cidades que integram o roteiro da rota “Caminhos do Frio”.

“Estaremos em Pilões, depois em Alagoa Nova, Alagoa Grande e Areia”, avisou. Em Serraria, além de aplicar a pesquisa do Cadastur, a Central Móvel recebeu a visita de turistas e moradores da cidade. Juliana Jardim conta que o prefeito e o secretário de Cultura de Serraria visitaram a van. “Quem esteve nos visitando também foi o secretário estadual de Cultura, Chico César. Ele elogiou nosso trabalho”, revelou.

A van – A Central Móvel de Informações Turísticas entrou em funcionamento em 20 de julho deste ano.  A unidade está instalada em uma van adesivada com imagens dos principais pontos turísticos do Estado e conta com equipamentos de informática, projetor de imagens, tela de projeção, equipamento de som, dois notebooks, DVD, mesas e cadeiras. “O equipamento vai atender os turistas que chegam à Paraíba e também será levado para outros Estados para apresentar o potencial turístico da Paraíba”, explica a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

A Central Móvel de Informações Turísticas é uma conquista da Paraíba junto ao Governo Federal, cujo projeto estava travado desde 2004, ressaltou Ruth Avelino. “Estamos trabalhando para dar maior visibilidade ao destino Paraíba e utilizamos pessoal capacitado e o material promocional para divulgar o destino”, enfatizou.

A executiva disse ainda, que, além de apresentar a Paraíba para os turistas, que poderão conhecer os roteiros, atrativos e equipamentos turísticos, a ação tem o objetivo de fazer com que esses turistas façam da Paraíba o seu próximo roteiro.