Fale Conosco

27 de setembro de 2012

Central de Transplantes da Paraíba promove ação educativa no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos



Técnicos da Central de Transplante da Paraíba realizaram, nesta quinta-feira (27), uma ação de panfletagem nos principais shoppings de João Pessoa, localizados nos bairros de Manaíra e Tambiá, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A ação faz parte da programação da XII Campanha Estadual  de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante,  que foi iniciada no dia 15 e se estenderá até o próximo sábado (29).

De acordo com diretora geral da Central de Transplante da Paraíba, Gianna Lys Montenegro, o material informativo distribuído nos centros comerciais busca conscientizar a população paraibana e esclarecer dúvidas acerca da doação de órgãos. “Escolhemos lugares de grande acesso de pessoas para que pudéssemos abordá-las diretamente e informar sobre onde procurar o serviço, quem pode ser doador, quais órgãos podem ser doados, além de esclarecer dúvidas que costumam ser responsáveis pelo receio das famílias em autorizar a doação, como, por exemplo, a situação do corpo do doador após a retirada do órgão. Nossa intenção é fomentar na população a educação em prol deste gesto que literalmente salva vidas”, enfatizou.

A psicóloga que atua na Central de Transplante da Paraíba, Hildênia Pinheiro, informou que houve uma boa receptividade das pessoas abordadas durante a ação no bairro de Tambiá. “Quem passa costuma ouvir nossas informações e levar o material para casa. Inclusive, é uma indicação que a discussão acerca da doação de órgãos seja estendida para os lares paraibanos, até porque somente com a autorização dos representantes legais de cada cidadão, ou seja, familiares (pais e cônjuges), o transplante será realizado.”

Hildênia Pinheiro alertou que a carteira de identidade que informa a situação de doador de órgãos não tem mais validade legal. “Mesmo que na identidade da pessoa haja a informação, o transplante só será realizado com a autorização da família e confirmação de duas testemunhas”, explicou.

A Central de Transplante da Paraíba ainda oferece palestras acerca do tema para escolas, faculdades e demais instituições. “Basta que os interessados entrem em contato pelo telefone 3244.6192 ou 3216.5746 solicitando a realização das palestras que a Central providencia de forma gratuita.

Programação – Na Paraíba, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos também foi celebrado nas cidades de Patos e Guarabira, com panfletagem, e em Campina Grande, com uma caminhada no Açude Velho, a partir das 16h.

Nesta sexta-feira (28), ainda acontece, das 7h às 10h, a palestra educativa “Atitude do Enfermeiro frente ao potencial doador de órgãos”, destinada aos alunos do Curso Superior de Enfermagem. Já no sábado (29), será celebrado culto ecumênico, no auditório do IASS (antigo Ipep), das 14h às 16h, para os familiares de doadores e receptores de órgãos e/ou tecidos para transplantes.