João Pessoa
Feed de Notícias

Centenas de pessoas visitam rebocador da Marinha no Porto de Cabedelo

quarta-feira, 7 de setembro de 2016 - 16:29 - Fotos:  Divulgação

O Porto de Cabedelo teve um número recorde de visitantes neste feriado de 7 de setembro, tornando-se em mais uma opção para passeio em família. A atração era o Rebocador R-23 “Triunfo”, da Marinha, que esteve aberto à visitação a partir das 9h30 até às 16h30. Até às 13h, mais de 700 pessoas haviam chegado ao Porto. Outros dois navios cargueiros também estavam atracados em operação de descarga.

A tripulação da embarcação é composta por 50 marinheiros incluindo o comandante do rebocador de alto mar “Triunfo”, capitão de corveta Daniel Júnior. “O rebocador e sua tripulação está sob o comando do Grupamento de Patrulha do Nordeste. O potencial do navio é sua diversidade de tarefas. Apesar de ser um rebocador, desempenha diversas tarefas e tem como principal missão o socorro de pessoas no mar, bem como o salvamento de navios que necessitem de desencalhar ou de um reboque no mar. Além disso, o navio está pronto para operar com helicóptero para recebimento ou passagem de cargas; lançar minas nas entradas de portos nacionais; transporte de tropa, transporte logístico, recoque de alvos e tem participação na formação de marinheira de determinados cursos da Marinha, além de fazermos patrulha e inspeção naval, conforme fizemos ontem aqui no litoral da Paraíba”, explicou.

O rebocador Triunfo R-23 também já atuou na segurança da Conferência Rio-92 e na Copa do Mundo de 2014. Sua construção em Manaus teve início em 1979 e concluída no ano de 1986. A embarcação mede 40 metros de comprimento, mas tem potência para rebocar navios cargueiros de até 200 metros de comprimento. Na visita, as pessoas tiveram oportunidade de conhecer alguns compartimentos da embarcação, além de receberem instruções sobre combate a incêndios.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, destacou que na data comemorativa de 7 de setembro as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Rebocador R-23, visitar o Porto de Cabedelo, além de observar dois navios em operação, o cargueiro Ionic Chuntress, que trouxe da Argentina 16.500 toneladas de trigo; e o petroleiro Jag Pahel, que atracou na manhã desta quarta-feira com 8.000 toneladas de gasolina, carga que veio do porto de Suape, Pernambuco. “Nesse mês de setembro, nós estamos com uma movimentação de navios bem atípica para o momento econômico do país. Toda semana recebemos um navio com trigo e a gasolina que chega ao porto abastece a Paraíba e parte do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará”, comentou.

Dona Maria Gomes Pires mora em Mangabeira e visitou com a família pela primeira vez um navio. “Gostei tanto que vou pedir aos marinheiros para visitar sempre esses navios”.  Antonio Duarte, morador de Cabedelo, levou os filhos. “Visitar um navio, o porto, é algo diferente para as crianças”, declarou.

O Rebocador Triunfo tem 55,40 metros de comprimento, calado de 3,90 metros, boca 11,60 metros; possui dois motores de combustão principal de 1.240HP, 1 Motor “Bow Thruster” de 220HP e 3 Motores de Combustão Auxiliar de 160KVA. Seus armamentos são duas metralhadoras de 20mm Oerlikon MK-10. Capacidade de Reboque: “Boulard Pull” – 23,5 toneladas e é capaz de operar e transportar em “Beach-Gear”. No dia 9 atraca no porto o navio da Marinha “Araguari”, mas não será aberto a visitas.