Fale Conosco

20 de outubro de 2016

Censo Suas: Creas Polos Regionais têm até este mês para encaminhar informações



Os 26 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas Polos Regionais) têm até o fim deste mês de outubro para preencher o questionário e encaminhar à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). De acordo com ofício da Secretaria, as informações dos Creas Polos Regionais devem ser encaminhadas para o email creas.sedhpb@gmail.com.

Em seguida, a Sedh enviará ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDAS) todas as informações dos Creas para compor o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que teve início em setembro.

O Censo Suas compila as informações além dos Creas, também dos Conselhos Municipais e Estaduais de Assistência Social, assim como dos Cras, Centro Pop, Centro de Convivência, Centro DIA, Unidades de Acolhimento, Gestão Municipal e Estadual.

Censo Suas – Cada equipamento social deve ficar atento sobre o preenchimento do questionário para cumprir as datas disponibilizadas  no calendário do Censo Suas.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDAS) realiza anualmente o Censo SUAS, sendo o órgão responsável pela coleta e divulgação dos dados.  Segundo o Ministério, o não preenchimento do Censo Suas acarretará em sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos.

A finalidade do Censo é coletar informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social realizados pelos municípios e estados, bem como informações sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social, com objetivo de aprimorar o processo de gestão do Suas.