Fale Conosco

8 de agosto de 2012

Cendac supervisiona cursos profissionalizantes no interior do Estado



O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente realizou, nessa semana, a visita de supervisão a diversos cursos profissionalizantes da parceria Cendac/Funcep no interior do Estado. O objetivo da visita é avaliar as aulas, os alunos e os professores para garantir que o curso está cumprindo o que foi proposto para os inscritos.

As cidades avaliadas foram Pombal, Cajazeiras, Cachoeira dos índios, Sousa, Bom Sucesso, Nazarezinho e Catolé do Rocha, que mantêm cursos de corte e costura, auxiliar administrativo, artesanato, arte culinária, cuidador de idosos, estética e edição de imagens.

O Cendac assumiu o compromisso de visitar todas as cidades durante a realização dos cursos. Só assim, poderá avaliar os professores e as necessidades de cada local. Em cada cidade visitada é realizada uma reunião com os instrutores onde eles aprendem a elaborar o relatório final de avaliação do curso. A equipe técnica do Cendac também avalia a freqüência dos alunos inscritos.

Todos os alunos em todas as modalidades de cursos são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse foi um dos principais critérios para o Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep) entrar como parceiro do Cendac nessa capacitação profissional. As aulas são gratuitas e ao final do curso o aluno recebe um certificado e está apto para entrar no mercado de trabalho.

O curso mais procurado no Cendac é o de corte e costura. Atualmente além da parceria com o Funcep e o apoio do Governo do Estado da Paraíba, todos os cursos têm também o apoio das prefeituras locais. Uma vez profissionalizado, o aluno pode entrar em contato com a prefeitura e gerar a possibilidade de continuar com o apoio. No caso das costureiras, muitas delas continuaram a parceria com as prefeituras locais produzindo o fardamento escolar da sua região.

A senhora Maria das Neves Rodriguês Silva de 33 anos concluiu em 2011 o curso de cabeleireiro pelo Cendac em João Pessoa. Em casa ela abriu o próprio negócio e hoje consegue garantir o sustento das duas filhas e da sua mãe. “Antes de me tornar cabeleireira eu vivia apenas com o dinheiro do Bolsa Família. Não podia trabalhar fora de casa, pois não tinha com quem deixar a minha mãe. Hoje sou independente e dona do meu próprio negócio. Estou muito feliz”.

De janeiro até o mês de julho mais de 1.500 alunos passaram por cursos profissionalizantes na Paraíba. Os parceiros do Cendac são Banco do Brasil, Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Governo do Estado.

O Cendac é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atividades voltadas para o atendimento a adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O órgão atua em vários municípios da Paraíba, fortalecendo aptidões e empreendedorismo.

A prefeitura que se interessar em fazer uma parceria com o Cendac deve ligar para 3218-5086. Para obter informações sobre cursos profissionalizantes, ligar para 3218-6529.